Divulgado na última semana, no site oficial da Setur – Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais o município de Cambuí é um dos 232 municípios selecionados no estado de Minas Gerais para receber o ICMS turístico. Por mais um ano, o município teve nota máxima na avaliação cumprindo todos os requisitos exigidos.
Essa conquista reflete o trabalho da gestão do Prefeito Tales Tadeu Tavares que através do Departamento de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Regional investe em ações para o fomento do turismo no município.
Destacam-se ainda as ações do Departamento responsável pelo turismo municipal que não mediu esforços para que essa conquista fosse possível, pois a documentação para a habilitação do ICMS Turístico foi executada pela própria equipe municipal de turismo, evitando despesa com terceiros. Para esta ação, contou com o apoio do Circuito Turístico Serras Verdes.
O recurso proveniente do ICMS Turístico certamente irá somar benefícios em prol do fomento da atividade turística no município, uma vez que será investido em ações, programas e projetos voltados para o setor.
A inclusão do critério Turismo no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Minas Gerais é resultado de esforço coletivo entre as associações de circuitos turísticos, por meio da Federação de Circuitos Turísticos, e Setur/MG. Os Decretos nº45. 403/2010 e 45.625/2011 e a Resolução Setur nº 06/2010 regulamentam a Lei nº 18.030, de 12 de janeiro de 2009, que dispõe sobre a distribuição da parcela da receita do produto da arrecadação do ICMS pertencente aos municípios.
Fonte: Ascom – Prefeitura de Cambuí