A Prefeitura de Cambuí iniciou este ano uma proposta inovadora: o Orçamento Participativo (OP). A medida tem como objetivo democratizar ainda mais a gestão municipal, oferecendo à população oportunidade de discutir e opinar sobre o destino dos recursos públicos.
A participação popular está se efetivando em assembleias, que nesta rodada são chamadas Plenárias Informativas. Estas reuniões foram iniciadas no dia 17 de julho e vão acontecer até o dia 13 de agosto, já foram realizados 12 encontros.
Nesses encontros a Comissão Executiva do orçamento, formada por membros indicados pelo Prefeito, explica o processo do OP, apresenta a verba disponível e a data da Plenária Deliberativa, onde serão definidos os representantes de cada microrregião e as prioridades de investimento. Um momento ideal para que a comunidade possa apontar suas necessidades e carências. A Prefeitura definiu o valor de R$ 1.500.000,00 para investimentos no Orçamento Participativo.
A população tem participado ativamente e tem aproveitado a este instrumento de contemplação da democracia representativa. Os jovens têm participado das reuniões e os maiores de 16 anos, participam com direito a voz e voto nas Plenárias do Orçamento Participativo.
De acordo com o Prefeito Dirceu Dias, a participação direta e democrática do cidadão cambuiense na elaboração do orçamento será uma revolução na prática política de Cambuí. “Agora, pela primeira vez na história de nossa cidade, a população tem um instrumento eficaz de participação direta, com os moradores decidindo e influenciando de forma positiva a elaboração do orçamento da cidade, porque, quem sabe o que é melhor para Cambuí é o cidadão que mora, estuda e conhece a realidade de nossa cidade”.
A Prefeitura reforça o convite para que toda a comunidade participe das reuniões. É muito importante que a população exerça sua cidadania e em conjunto com a atual administração definam as prioridades do município.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Cambuí