A Prefeitura de Cambuí, através da Secretária Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 03, o 1º Simpósio de Saúde Mental de Cambuí, com o tema “A atenção compartilhada”.
Com organização da equipe do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), o evento contou com palestras voltadas à saúde mental, tendo como público alvo funcionários da saúde, principalmente àqueles que trabalham com a atenção primária, usuários do Caps, seus familiares e ao público em geral.
Com uma boa participação do público o evento contou com participantes de cidade como Pouso Alegre, Extrema, Camanducaia, Senador Amaral, Córrego do Bom Jesus, Estivas e demais cidades vizinhas, assim com uma participação maciça dos profissionais de saúde de Cambuí.
O evento teve início com a composição da mesa formada pelo Prefeito Municipal Dirceu Marques Dias, Sara Aparecida Cristiano, Chefe do Departamento de Saúde, que esteve representando a Secretária Municipal de Saúde, Dulcilene Machado. Compuseram também a mesa a Coordenadora do Caps / Espaço Reviver Gianne Carvalho, a Técnica em Saúde Mental Milene Ramalho e a usuária do Caps e representante dos usuários Mônica Soares.
O evento contou com palestrantes em diversas áreas da saúde mental como Rosângela Gomes da Mota Souza, Professora Doutora da UFMG, que discorreu sobre o tema “Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental em Atenção Primária”. O Professor Doutor da Faculdade de Medicina da USP, Ricardo Rodrigues Teixeira abordou o tema “Acolhimento”. Já Dominiciano Siqueira, Presidente Honorário da Associação Brasileira de Redução de Danos, abordou o pertinente tema “Preconceito e vulnerabilidade no período contemporâneo.
Como encerramento houve apresentação da banda Harmonia Enlouquece, formado por usuário do Caps, que atraiu a atenção do presente, deixando o evento mais leve e descontraído.
Este foi o primeiro evento de outros que a Prefeitura de Cambuí, através da Secretaria de saúde pretende realizar, nesta área, visto que a conscientização, o conhecimento da causa e desmistificação do tema “saúde mental” ajuda a criar uma sociedade mais igualitária e democrática.