Campanha “Serra Segura” acontece na sexta-feira (30), km 758 da Rodovia Fernão Dias.
Dados estatísticos da concessionária Arteris Fernão Dias mostram que, de janeiro a outubro de 2018, foram realizados 69.228 atendimentos a panes na BR-381, entre Contagem/MG e Guarulhos/SP. Esses atendimentos estão relacionados, principalmente, a problemas mecânicos, elétricos, superaquecimento do motor, bateria descarregada ou pneu furado. Entre o socorro mais procurado está o mecânico, com total de 46.238 ocorrências, seguido do auxílio para pneu furado, com 5.531 atendimentos e as panes elétricas com 1.530 casos.
Com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes ocasionados por falhas mecânicas, a concessionária realizará uma ação educativa, direcionada para condutores de veículos pesados, na sexta-feira (30/11), a partir das 9h, em Três Corações/MG, km 758+474- na base da PRF.
A campanha “Serra Segura” é promovida pela concessionária, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que irá fiscalizar as condições dos componentes mecânicos de carretas e caminhões que trafegam na rodovia. Nos atendimentos serão avaliadas as condições dos pneus e problemas nos sistemas de freios, suspensão, direção, lanternas e faróis. Esta será a nona edição da campanha na BR-381, que já beneficiou mais de 340 caminhoneiros.
“Muitas vezes a revisão adiada há algum tempo pode levar a um problema mais grave. Manter-se atento ao prazo das revisões e fazer as manutenções necessárias, além de ser mais barato e eficiente, reduz as chances do condutor se envolver em um acidente durante a viagem”, comenta Helvécio Tamm de Lima Filho, diretor superintendente da concessionária.
Ações permanentes de conscientização dos motoristas que transportam cargas são fundamentais para prolongar a vida útil dos veículos e prevenir acidentes. Um dos fatores que gera aumento de ocorrências decorrentes de problemas mecânicos é o tráfego de veículos com excesso de carga. O desrespeito à legislação que regula o peso máximo permitido para circular nas rodovias acarreta danos ao pavimento.
Os atendimentos prestados pelas equipes da Arteris Fernão Dias funcionam 24 horas por dia. A concessionária disponibiliza além dos 14 guinchos leves, três guinchos médios, três guinchos pesados e três guinchos superpesados que operam na rodovia. Também fazem parte dos recursos operacionais, 12 ambulâncias de resgate e seis ambulâncias equipadas com UTI para atendimento pré-hospitalar de urgência. Mais 13 viaturas de inspeção de tráfego e veículos operacionais de apoio ao combate a incêndio que percorrem constantemente na rodovia.
“Prestamos todo socorro necessário, mas continuamos alertando os usuários sobre a importância de verificar as condições dos veículos antes de seguir viagem. É fundamental checar a parte mecânica, elétrica e planejar o abastecimento. Falta de combustível é considerada infração de trânsito passível de multa e pontos na carteira do motorista”, explica o gerente de tráfego, José Carlos de Oliveira.
O gerente também reforça que a manutenção prévia do veículo evita atrasos na viagem. “O automóvel parado na rodovia pode causar um acidente. Assim, o resgate e o auxílio da concessionária representam segurança real para quem está na rodovia. O atendimento é feito da forma mais rápida possível, diminuindo o tempo de exposição dos usuários”.
Fonte: Ascom – Arteris