Entre os dias 29 de novembro e 05 de dezembro a Secretária de Saúde de Extrema em parceria com a equipe do CREAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social, irá realizar ação de mobilização da Campanha de Combate ao HIV na Praça Presidente Vargas.
No dia 1º de Dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. E a campanha deste ano dará enfoque nos jovens de 15 a 24 anos. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/aids, na população. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis. A abordagem da campanha este ano buscar incentivar o teste e tratamento precoce da doença.
A Equipe do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) estará realizando testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, também estaremos entregando preservativos masculino e feminino, gel lubrificante, folders entre outros. Já a Secretaria de Ação Social realizará ação sobre o tema violência Doméstica e Sexual.
A ação será realizada em duas tendas uma para os exames e outra para atendimento do CREAS. Além de som, pipoca, algodão doce, trio elétrico, entrega de panfletos e sorteio de camisetas. No dia 29, o atendimento acontecerá das 10h30 às 16h e dos dia 30 até 05 de dezembro das 16h às 20h.
Desde 2009 até 2015, mais de 125 pessoas foram notificadas como portadoras do HIV e também transferidas para Extrema. Hoje, o município atende 98 portadores, sendo que, alguns deles são de municípios vizinhos.
O CTA realiza diariamente teste de HIV, os interessados em fazer e que não puderem comparecer a ação podem ir até o CTA na Rua Presidente Kennedy Nº 355 Centro de Extrema realizar o exame, não é necessário pedido médico, o teste é gratuito e sigiloso.