Meninas de 9 a 11 anos de Vargem já podem tomar a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer do colo do útero. Segundo Rodrigo Bueno, responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da cidade, em dois dias, 64% da meta da campanha foi atingida.
De acordo com o Ministério da Saúde, a expectativa é a de vacinar 4,94 milhões de meninas em todo o país. Junto com o grupo de adolescentes de 11 a 13 anos vacinadas no ano passado, essa pode ser a primeira geração praticamente livre do risco de morrer do câncer do colo do útero. A meta é vacinar, em parceria com as secretarias estaduais e municipais da saúde, 80% do público-alvo.
As vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde do Município, e quem ainda não levou sua filha se vacinar, deve aproveitar a oportunidade. “O trabalho em Vargem têm surtido efeito, as mães estão aceitando e se sentindo seguras para vacinar”, explica.
A vacina está disponível desde o início de março. Para este ano, o Ministério da Saúde recomendou aos estados e municípios que fizessem parcerias com as escolas, repetindo a estratégia adotada na primeira dose da vacina, quando 100% do público estimado foi vacinado. Em Vargem, esta ação ocorreu na E M Rural Bairro da Ponte Alta, E M E F Gertrudes Clementina G. Souza, E M Antonia Moraes de Souza, E M E F Sargento Sebastião José Monteiro, E M Professora Josephina Parra Negretti, E M E F Zuleika Veronesi Ballastrini e E M Rural Bairro do Lopo.
Como vacinar
Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A partir de 2016, serão vacinadas as meninas de 9 anos. É importante ressaltar que a proteção só é garantida com a aplicação das três doses.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Vargem