A Prefeitura de Extrema/MG lançou esta semana a campanha contra a Dengue no município e a Secretaria de Saúde está montando uma operação para mobilizar as pessoas sobre o perigo da Dengue, segundo o secretário de Saúde, Alex Teixeira, a Dengue pode até matar.
As chuvas dos últimos dias associado ao calor, favorece a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a Dengue. A sociedade como um todo deve ficar atenta para eliminar rapidamente qualquer foco das larvas. A responsável pelo Centro de Vigilância em Saúde, Ana Lúcia Olivotti Eto, orienta, “As pessoas devem eliminar todos os lugares que podem acumular água. Todos os cidadãos são responsáveis pela eliminação ou por sua proliferação. Devemos ajudar a combater e acabar com os focos do mosquito eliminando locais que poderão acumular água limpa e servir de criadouro”.
A Secretaria de Saúde aconselha que além de vistoriar as próprias casas e deixar os agentes de combate a Dengue realizarem a vistoria, os cidadãos tem que denunciar possíveis locais onde possam ser criadouros, como terrenos abandonados com lixos e caixas d´água, além de qualquer objeto que possa conter água limpa. Lembrando que as construções e reformas fechadas são um convite para possíveis acúmulos de água.
Se você souber de algum possível foco de Dengue e não pode eliminá-lo denuncie pelo Disque-Dengue, telefone (35) 3435.3762, seu nome será mantido em sigilo.
Para mais informações sobre a doença, acesse o Portal contra a Dengue do Governo Estadual de Minas Gerais: http://denguetemqueacabar.com.br/tire-suas-duvidas/
Foto: Reprodução