O Fundo Social de Solidariedade do Município encerrou oficialmente, na sexta-feira (17/09), a Campanha do Agasalho 2021. De acordo com o balanço divulgado, foram arrecadados 59.275 itens entre roupas, agasalhos, calçados, camisetas, lençóis, cobertores e acessórios, tendo atendido 911 famílias.
A campanha deste ano teve como slogan “Sua doação aquece uma vida” e contou com o apoio de empresas, instituições sociais, esportivas, religiosas, segurança pública, clubes, setores públicos, escolas, comércios, entre outros.
Toda doação arrecadada, passou por uma equipe de servidores municipais e voluntários no recolhimento e separação dos itens por tamanho e gênero, com toda higienização necessária, para depois iniciar a entrega às famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Fundo Social de Solidariedade, além de projetos sociais e entidades, que receberam as doações sob medida.
Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Francine Pereira, “a campanha foi concluída com sucesso, prevalecendo a participação da comunidade bragantina que reconheceu a capacidade de solidariedade diante desta situação adversa, atendendo a demanda que envolveu famílias em situação de vulnerabilidade”.
A Campanha do Agasalho 2021 arrecadou 54.552 peças de roupas, 1.863 calçados, 1.376 cobertores e 1.484 acessórios, atendendo 268 famílias diretamente pelo Fundo Social e serviços da Administração Municipal como Centro Pop, Albergue, UPA, CRAS Planejada (170 famílias), CRAS Águas Claras (220 famílias), CRAS Santa Libânia (192 famílias), CRAS Anchieta (56 famílias), CREAS (5 famílias), Abrigo Municipal (750 roupas e 62 calçados), além de entidades e projetos sociais.
Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, também foi realizado o projeto “Quadradinhos do Bem Querer”. O objetivo da ação foi arrecadar quadrinhos de lã (crochê e tricô) e de retalhos de tamanho 20x20cm para montar mantas coloridas, além de gorros e cachecóis que foram entregues às pessoas mais necessitadas do Asilo Lar São Vicente de Paulo, Asilo Vila São Vicente de Paulo, Lar da Benção, SAMA, Residência Inclusiva e famílias cadastradas no Fundo Social de Solidariedade.
Foram confeccionadas 40 mantas, sendo utilizados 478 quadradinhos de tricô e crochê, 43 cachecóis, 22 sapatos de lã, 80 gorros e 47 colchas de retalhos, totalizando 232 itens.
Fonte: SECOM – Bragança Paulista