Projeto vem reunindo conteúdo que contará a história da cidade e da região
O Acervo Digital Regional segue em fase de formação. O projeto, realizado em uma parceria da Prefeitura de Extrema, através da Secretaria de Cultura, e a Câmara Municipal, tem o objetivo de reunir arquivos históricos que contem a história da cidade.
Documentos históricos, fotos antigas e mapas essenciais na narrativa do transcurso da cidade e da região serão digitalizados e difundidos para que todos tenham acesso, em um site próprio do projeto. No mesmo ambiente do site, também serão hospedados vídeos, livros, textos e demais conteúdos sobre o território, a cultura e todo o patrimônio cultural local e regional.
Para tanto, os órgãos realizadores convidam os cidadãos extremenses para participarem do projeto, cedendo cópias de fotografias antigas para integrarem o acervo.
Como forma de participar ativamente da história da cidade, através da criação do conteúdo do acervo, que ficará eternizado no município, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura, com as fotos em formato digital ou impressas para serem digitalizadas, juntamente com um termo de autorização de uso e de cessão de direitos autorais.
As fotografias podem retratar diferentes momentos da história da cidade, momentos que marcaram a memória coletiva dos moradores de Extrema. Podem ser atos de devoção, momentos de lazer e de trabalho, memórias da escola, registros de conquistas, entre outros.
A Secretaria de Cultura está localizada na Praça Presidente Vargas, n° 100. O atendimento está sendo realizados entre 13h e 16h. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Cultura pelo telefone (35) 3435-6066 ou por meio do e-mail historiaecultura@extrema.mg.gov.br.