Campos do Jordão recebe a 1ª Colheita Fotográfica Amantikir – Primavera 2015

“Depois de uma longa espera consegui, finalmente, plantar o meu jardim. Tive de esperar muito tempo porque jardins precisam de terra para existir. Mas a terra eu não tinha. De meu, eu só tinha o sonho. Sei que é nos sonhos que os jardins existem, antes de existirem do lado de fora. Um jardim é um sonho que virou realidade, revelação de nossa verdade interior escondida, a alma nua se oferecendo ao deleite dos outros, sem vergonha alguma… “ Rubem Alves.

Em celebração aos seus 8 anos de existência, o Parque amantikir promove de 23 de setembro a 05 de outubro a ‘1ª Colheita Fotográfica amantikir – Primavera 2015’, que terá três categorias de participação: Profissionais; Jovens Fotógrafos e Livre.

Inaugurado em 2007 e eleito pelos visitantes que colaboram com o site TripAdvisor como o melhor passeio de Campos do Jordão em 2014, o parque conta com 27 espaços paisagísticos inspirados em diferentes lugares do mundo e acolhe mais de 800 espécies de plantas ao longo dos 50.000 m² abertos à visitação durante os 365 dias do ano. No parque é possível encontrar diferentes tipos de jardins como: Jardim de Coníferas, Jardim Árido, Jardim Inglês, Jardim de Pedras, o Labirinto Clássico, o Labirinto de Grama, Bosque Outonal, Paredes de Toras, Espelho d’Água, Jardim Francês e os Jardins de Salzburg, a Lareira ao Ar Livre, entre outros. O nome do parque vem da lenda Tupi que conta miticamente a formação da Serra da Mantiqueira:  ‘amantikir’ – a montanha que chora.

1ª Colheita Fotográfica amantikir – Primavera 2015

Dentre as linguagens artísticas a fotografia – por seu caráter contemplativo, observador e de registro do instante e da beleza – sempre foi a que mais se aproximou da essência do Parque amantikir. Por meio dela os visitantes puderam, ao longo desses 8 anos, compartilhar um pouco do encantamento que os jardins lhes causaram, eternizando formas, cores e aromas sem retirá-los fisicamente do espaço.

A jornada fotográfica batizada de ‘1ª Colheita Fotográfica amantikir – Primavera 2015’, convida fotógrafos e visitantes a participar da jornada. Os participantes poderão se inscrever em 3 categorias: 1) Profissionais que comprovem sua atuação na área fotográfica, através da apresentação de seu portfólio no ato da inscrição; 2) Jovens Fotógrafos entre 8 e 16 anos que gostem fotográfica e 3) Categoria Livre: Quaisquer pessoas que estejam no parque e queiram postar suas fotos com a hashtag #ColheitaAmantikir no Instagram.

As fotos dos participantes deverão ser “colhidas” apenas no interior do parque no período estabelecido para a jornada fotográfica. As fotos das categorias ‘Profissionais’ e ‘Jovens Fotógrafos entre 8 e 16 anos’ selecionadas pela comissão organizadora farão parte de um livro comemorativo dos 8 anos do parque. Os participantes da Categoria Livre que tenham suas fotos selecionadas pela comissão organizadora participarão do sorteio de uma Câmera Digital GoPro Hero3 (ou similar).

 

As Inscrições acontecem de 25 de agosto até 18 de setembro no site: www.jardinsquefalam.com.br

A comissão organizadora da Colheita Fotográfica Amantikir analisará todos os materiais enviados e selecionará 20 (vinte) participantes a serem convidados em cada categoria (Profissionais e Jovens Fotógrafos). A divulgação dos convidados acontecerá no dia 21 de setembro de 2015 através do site.

 

Entre as décadas de 1970 e 1980, a cidade de Campos do Jordão despontava como um promissor centro de criação de cavalos. Na época o Haras Serra Azul, importante criatório de cavalos árabes de propriedade do Sr. Luciano Chuahy e o jovem Engenheiro Agrônomo Walter Vasconcellos foi instalado na cidade. Depois de alguns anos de sucesso e muitos acontecimentos o Haras foi desativado e a parceria cessada (por algum tempo).

Em 1988, o jovem agrônomo iniciava uma nova fase de sua vida profissional – implantar jardins projetados pela paisagista Kátia Almeida. Ali, em pouco mais de um ano, descobriu o enorme fascínio exercido pelas plantas na vida das pessoas. Sua própria vida havia sido totalmente modificada de forma irreversível pelas plantas e flores.

Depois de muitos anos dedicados ao paisagismo e a jardinagem, no ano de 1993, Walter decidiu dedicar-se ao trabalho de consultor em jardins. Nascia o Doutor Garden.

Nos anos que se seguiram, Walter pode aprimorar seu trabalho de curar jardins, e também tratar bem das pessoas, através dos jardins. Nessa época o sonho de criar um parque já tentava germinar. No final da década de 1990, o Doutor Garden já tratava de muitos dos maiores e mais importantes jardins particulares da cidade, além de estender seu talento para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Guarujá entre outras.

Apesar do sucesso profissional, o Doutor Garden sentia que ainda faltava algo. Parecia-lhe demasiado injusto conviver com jardins tão belos que sempre proporcionavam espetáculos indescritíveis, mas eram vistos por tão poucos olhos. Nessa preocupação a semente do jardim aberto ao público iniciava sua brotação.

Em junho do ano de 2006 os caminhos do agrônomo, agora já não tão jovem, e do Haras Serra Azul voltaram a se cruzar. Walter e o Sr. Luciano acertaram então os detalhes para o início da montagem de um parque de jardins. A semente havia germinado e começava a lançar raízes.

Ainda em 2006, a ideia ganhou força com os aportes financeiros realizados por três dos principais clientes e amigos do Doutor Garden: Eduardo Steiner, (alto executivo financeiro de grandes agências de publicidade); Jayme Blay, (acionista da Companhia Porto Seguro de Seguros Gerais) e Roberto Baumgart, (proprietário do Grupo Center Norte e das Indústrias Otto Baumgart). O parque começava a crescer sob as bênçãos do sol e o carinho da chuva.

Inaugurado no dia 25 de agosto de 2007, apenas oito meses após o início efetivo das obras, nascia o amantikir (escrito em caixa baixa segundo a grafia Tupi), tendo como padrinhos de batismo o proeminente Diretor de Arte, Milton Mastrocessario e o Prefeito de Campos do Jordão, a cidade “Jardim do Brasil”, o Dr. João Paulo Ismael.

Em pouco mais de um ano de funcionamento, amantikir recebeu cerca de 9.300 visitantes que puderam apreciar os 35.000m² de jardins – que representam apenas 6% da área total – de 60.000m².

Serviço

1ª Colheita Fotográfica amantikir – Primavera 2015

De 23 de setembro e 05 de outubro Parque amantikir

Local: Parque amantikir

Endereço: Rodovia Campos do Jordão / Eugenio Lefreve, n 215 – Bairro Gavião Gonzaga

Campos do Jordão, São Paulo – Brasil

Inscrições até 18 de setembro no site www.jardinsquefalam.com.br

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>