A data marca a luta de profissionais da saúde que defendiam tratamentos humanizados e dignos para as pessoas com sofrimento psíquico
O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS “Luci de Souza”, da cidade de Camanducaia, promoveu diversas ações para o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, lembrado anualmente no dia 18 de maio. As ações foram realizadas durante toda a última semana.
No distrito de São Mateus, foi realizada a conscientização de todos os pacientes. A ação contou com o apoio da Unidade Básica de Saúde “Dona Afonsina da Silva Souza”. Já na Praça da Matriz, em Camanducaia, o CAPS organizou diversas atividades recreativas.
Para fechar o ciclo de atividades, a Escola de Música realizou o Cinepipoca, reproduzindo o longa-metragem brasileiro “Nise – o coração da loucura”. O filme conta a história da doutora Nise da Silveira, que trabalha em um hospital psiquiátrico e propõe uma nova forma de tratamento para os pacientes, sem eletrochoque e lobotomia. Após seus colegas discordarem e a isolarem, Nise dá início a um novo jeito de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.