Eventos apresentaram diversas atrações carnavalescas e do samba atraindo milhares de pessoas à cidade. Com destaque para a segurança e organização nos locais onde aconteceram as festividades.
Bragança Paulista fortaleceu o tradicional carnaval da cidade com mais uma edição do Carnaval Família, realizado entre 10 e 13 de fevereiro. Nos dias de carnaval, a cidade recebeu milhares de foliões, incluindo turistas de outras cidades e regiões, inclusive de outro continente.
No sábado (10/02), primeira noite de desfiles na Passarela Chico Zamper, a delegação chinesa que esteve na cidade prestigiou o carnaval bragantino e conheceu um pouco mais das tradições culturais brasileiras. A delegação trouxe atletas de futebol da província de Jiangsu (China) que estiveram no Brasil através do Programa de Intercâmbio Esportivo entre China e Bragança Paulista. Também estiveram na cidade acompanhando as festividades Consul Chinês Zhang Yucheng e Monica Fang, Presidente do Centro Intercâmbio Econômico Comercial Brasil China.
O tradicional carnaval de marchinhas foi diversão garantida para todos os públicos. O CarnaPraça começava no início da tarde com a apresentação da Banda de Marchinhas Grupo Áurea embalando os foliões com músicas carnavalescas que animam os bailes há gerações.
Na Praça Raul Leme grandes shows aconteceram e agitaram o final da tarde dos foliões em Bragança. A cidade recebeu o grupo Batuqueiros de Jorge, a cantora Eliana de Lima, os Originais do Samba e Água de Benzê.
Nesse período, a Passarela Chico Zamper foi palco de grandes desfiles. No primeiro dia, a abertura dos desfiles na avenida foi realizada pelo grupo Afoxé Nação Nagô Mirerê que apresenta ao público um ritmo africano presente na cultura local, como uma forma diversa do maracatu.
A Corte do Carnaval 2018, formada pelo Rei Momo Thiago Rufino; Rainha Vanessa Dias; 1ª Princesa Nathalia Caroline; 2ª Princesa Pamela Andressa; e pelo Sambista de Ouro Michael Willian, desfilou na avenida antecedendo as escolas de samba que se apresentaram na passarela, além de prestigiar todos os eventos do Carnaval Família 2018.
Na primeira noite, na avenida, houve espaço para os mais velhos e para os novinhos na Passarela Chico Zamper. A Realeza Imperial desfilou mostrando ao público que não tem idade para ser feliz ou para aproveitar o carnaval. E a garotada da Vila do Amanhã e Herdeiros da Dragão deixou claro que é o futuro do carnaval bragantino, evidenciando desde cedo a paixão pelo samba.
A noite também foi marcada pelos desfiles das Escolas de Samba Júlio Mesquita e Império Jovem, do grupo de acesso. A Mocidade Júlio Mesquita apresentou um enredo sobre ‘o fruto dos deuses’ – o cacau, e a Escola de Samba Império Jovem se apresentou com o enredo ‘Viola minha viola’, mostrando a influência da viola na cultura brasileira e sua importância no samba.
Também no sábado (10/02) aconteceu o Baile de Carnaval da melhor idade, no Centro Cultural Geraldo Pereira, com músicas tradicionais, sambas e marchinhas de carnaval, que deixaram a noite ainda mais especial.
Pelo grupo especial, desfilaram a Escola de Samba Sociedade Fraternidade com o tema ‘No banquete da Fratê, o convidado é você”, uma viagem pelo universo dos banquetes, verdadeiras fontes de prazer; a tradicional Unidos do Lavapés que emocionou o público com um enredo em homenagem à Nossa Senhora Aparecida; a Faculdade do Samba Dragão Imperial que trouxe um pouco do Nordeste e do caboclo do sertão; e a Acadêmicos da Vila com ‘O olho que tudo vê’, um enredo que trabalha com o misticismo e profecias.
Todas as noites, na Passarela Chico Zamper, o público da avenida pode prestigiar o show da Banda Pires ao vivo no palco principal, com músicas variadas que animaram os foliões.
O domingo (13/02) também foi o dia do CarnaParque, festa de carnaval que acontece na Zona Norte da cidade. Nesta edição, o CarnaParque também teve o tradicional carnaval de marchinhas, com a Banda Vexame. A população bragantina da Zona Norte nem precisou sair de casa para se divertir nesse carnaval – a folia foi até o bairro. Rolou até Zumba para o público, com o professor Tiago Teixeira, oferecida por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer.
E na quarta de cinzas Bragança Paulista conheceu as campeãs do Carnaval Família 2018 com a apuração das notas dos desfiles das escolas de samba. A Faculdade do Samba Dragão Imperial foi a grande campeã do Carnaval, e a Império Jovem subiu para o grupo especial.
A segurança e organização prevaleceram durante todo o evento, nos quatro dias de carnaval, tanto no CarnaPraça quanto na Passarela Chico Zamper. A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil informou que as medidas de segurança para o Carnaval apresentaram resultados positivos, não foram registradas ocorrências relacionadas ao evento com registro no Plantão Policial da Polícia Civil pela Guarda Municipal ou Polícia Militar.
A segurança foi reforça com um efetivo de 245 pessoas por dia durante os eventos. Estavam trabalhando nos locais a Guarda Civil Municipal, Segurança Contratada, Bombeiros Civis, Defesa Civil e Agentes de Trânsito.
As principais atividades foram as rondas com apoio ao palco, acompanhamento da Corte do Carnaval, dispersão, revistas nas portarias, apoio na concentração e dispersão das escolas de samba e blocos, fixo no acesso aos camarotes, apoio no CarnaPraça, recolha de garrafas de vidro, rondas com viaturas no entorno do evento, contenção em princípio de tumultuo e escolta de autoridades. E com as revistas e o fechamento dos eventos, foram recolhidas 1120 garrafas de vidro tanto no CarnaPraça quanto na Passarela Chico Zamper.
A doação voluntária de alimentos não perecíveis durante os eventos rendeu mais de 800 quilos de alimentos, sendo 70kg de arroz, 352 kg de açúcar, 6kg de sal, 72kg de macarrão, 14kg de fubá, 116kg de farinha de trigo, 5 litros de óleo e 217kg de feijão. A arrecadação foi realizada pela Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social e a distribuição será organizada em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do município.
O Carnaval Família 2018 foi uma realização da Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e da Liga Independente das Escolas de Samba de Bragança Paulista – LIESB nos desfiles das escolas.
A Administração Municipal apoia e incentiva essa importante manifestação cultural e pretende resgatar aquele que já foi o melhor carnaval do interior paulista com atrações variadas, eventos seguros e organizados. O Prefeito Jesus Chedid, vice Amauri Sodré e o Deputado Estadual Edmir Chedid fizeram questão de prestigiar os eventos e conferir a opinião do público, que avaliou o evento positivamente.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista