Extrema, em breve, terá um dos maiores palcos de cultura do Sul de Minas. Está em fase de projeto, a Casa de Cultura do município, o local que abrigará os mais diversos espaços culturais será construído no local onde está o antigo fórum.
Em entrevista ao jornal O Registro Pablo Farina, Coordenador do Departamento de Cultura, contou que a licitação já foi feita e o projeto arquitetônico do local está sendo definido.
O espaço irá concentrar toda a área de cultura, oficinas culturais, aulas de teatro, dança, música, sala de percussão, biblioteca municipal, salas multifuncionais, Casa da memória, ambiente de exposição permanente, loja de artesanato, auditório para ter pequenas exposições com 200 cadeiras, estacionamento para 60 carros e em cima um terraço com um bar cultural para as pessoas fazerem um lanche, apreciar recitais, artes plásticas e uma praça.
“Vamos ter também um estúdio para gravação dentro desse prédio, uma coisa que achamos bacana porque gravamos os próprios alunos, além de incentivar a formação de novas bandas”, afirma Pablo.
De acordo com Pablo, atualmente, as atividades culturais estão divididas e sendo realizada em espaços alternativos, assim a Casa da Cultura será um espaço para fomentar a cultura em Extrema. “Fazemos vários projetos dentro do departamento e com um local como esse temos como ampliar esses horizontes e ter algumas coisas que a gente sonha em ter e não tem por falta de espaço”, explica.
Segundo o coordenador, a meta para a conclusão da obra é o próximo ano. “Foi feita a licitação há 15 dias, estamos fazendo as plantas e acredito que um mês comece as obras, e como é uma construção pré-moldada e moderna o arquiteto prevê um ano para a entrega da construção”, conclui.
Pablo também adiantou a principal atração do Festival do Rock de 2015, o cantor André Matos, ex-membro da banda de heavy metal Angra, que se apresentará no sábado, 27 de junho, com sua turnê de comemoração de 30 anos de carreira. Além dele o festival terá bandas da região e convidados.