Mais praticidade e agilidade aos extremenses na emissão do documento de identificação
A Casa do Cidadão, órgão anexo à Câmara Municipal de Extrema, passou a confeccionar, em janeiro, a Carteira de Identidade Nacional (CIN), novo documento nacional de identificação dos brasileiros. Com isso, o local passou a contar com mais praticidade e agilidade no processo de obtenção desse documento crucial.
E em apenas dois meses, a iniciativa tem se mostrado um verdadeiro sucesso. Já foram emitidos 250 documentos e outros 200 estão com agendamento marcado.
Diante da expressiva demanda, os agendamentos foram temporariamente suspensos, surpreendendo os responsáveis. A equipe está se organizando para atender a população da melhor maneira possível, e em breve a agenda será reaberta. A resposta positiva demonstra a importância desse serviço para a comunidade extremense, que agora tem a comodidade de resolver essa questão diretamente em sua cidade. Acompanhe alguns depoimentos de cidadãos que utilizaram o serviço:
Ariane de Oliveira
Meus filhos ainda não tinham o documento de identidade e logo que soubemos que a Casa do Cidadão estava realizando esse serviço corremos para agendá-los, porque a ida até outra cidade dificultava muito. O legal é que recebemos muito rápido. Tenho certeza que as pessoas da cidade só têm a ganhar com esse nosso trabalho oferecido.
Genário Sena Guimarães
Moro em Extrema há três anos, eu estava com o documento atrasado e aí eu ia tirar lá em Bragança Paulista e estava difícil eu ir pra lá, porque eu trabalho muito. E aí eu vim aqui na Casa do Cidadão e consegui tirar os documentos. Em 15 dias o documento estava em mãos e graças a Deus tá tudo certo.
Juliano Vieira da Silva
Eu tive uma ótima experiência, tanto com o atendimento como com a rapidez do processo. Já fazia um tempo que eu estava tentando tirar o documento, tive algumas viagens ao Poupatempo em Bragança Paulista onde não tive sucesso. Encontrei dificuldade pra me locomover até lá e tive problemas com a certidão, quando chegou 2024 e recebi a notícia que Extrema estava se modernizando e realizando o documento aqui, fiquei muito feliz. Consegui meu documento e ainda fui muito bem recebido por todos na Casa do Cidadão, agradeço de coração a todos os envolvidos pelo excelente trabalho prestado à população de Extrema.
Documentos necessários para primeira e segunda emissão da Carteira de Identidade Nacional:
- Certidão de Nascimento ou Casamento original impressa (não pode ser a cópia) ou digital;
Informações importantes:
A primeira via da carteira é gratuita, com validade de cinco anos, para pessoas com idade de zero a onze anos; validade de dez anos, para pessoas com idade de doze anos completos a cinquenta e nove anos; e validade indeterminada, para pessoas com idade a partir de sessenta anos. Após o vencimento, a renovação também é gratuita. Em caso de perda ou danos da primeira via, o valor cobrado para a emissão de uma nova é de R$ 105,59.
A fotografia que irá na Carteira de Identidade Nacional será tirada no momento do atendimento, mas solicitamos que crianças menores de 7 anos tragam foto 3×4, com fundo branco.
A Carteira de Identidade Nacional
A diferença entre a CIN e a antiga carteira de identidade é que ela tem o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como base para a emissão, enquanto que o Registro Geral (RG) pode ser emitido e ter um número diferente em cada estado. Todos os RGs deverão ser substituídos pelo CNI até fevereiro de 2032.
O número do CPF foi definido para ser usado na Carteira de Identidade Nacional por ser gerado pela Receita Federal e ter validade em todo o país. Outros documentos, como certidão de nascimento; certidão de casamento; Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); Cartão Nacional de Saúde; Título de Eleitor; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) entre outros também passarão a ter o número do CPF.
Seja responsável:
As faltas no agendamento estão acontecendo com frequência. Isso prejudica o atendimento e acaba dificultando o acesso das pessoas que tem pressa na emissão do documento e ficam sem vaga.
Fonte: Assessoria Câmara Municipal de Extrema