A Casa do Cidadão, órgão anexo à Câmara Municipal de Extrema, passou a confeccionar, desde a última semana, a Carteira de Identidade Nacional (CIN), novo documento único de identificação dos brasileiros. Já foram emitidos 33 documentos e outros 300 estão com agendamento marcado.
Devido à alta demanda, por enquanto os agendamentos para a emissão da CIN estão suspensos, no entanto, em breve serão reabertos. “Fomos pegos de surpresa pela procura. Esse era um serviço em que era necessário que os cidadãos extremenses se deslocassem às cidades próximas, como Bragança Paulista ou Pouso Alegre, para a emissão de sua identidade. Agora, podem fazer isso diretamente na Casa do Cidadão. Como esse é um serviço que foi esperado por muito tempo, a demanda na primeira semana foi grande, então nossa equipe está se organizando para poder atender a população da melhor maneira e logo os agendamentos serão reabertos”, explicou o presidente da Câmara, vereador Sidney Soares Carvalho (Walderrama).
A Carteira de Identidade Nacional
A diferença entre a CIN e a antiga carteira de identidade é que ela tem o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como base para a emissão, enquanto que o Registro Geral (RG) pode ser emitido e ter um número diferente em cada estado. Todos os RGs deverão ser substituídos pelo CNI até fevereiro de 2032.
O número do CPF foi definido para ser usado na Carteira de Identidade Nacional por ser gerado pela Receita Federal e ter validade em todo o país. Outros documentos, como certidão de nascimento; certidão de casamento; Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); Cartão Nacional de Saúde; Título de Eleitor; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) entre outros também passarão a ter o número do CPF.
Fonte: Assessoria Câmara Municipal de Extrema