Todo jovem, que está prestes a completar seus 18 anos, sabe que o alistamento militar é algo necessário e obrigatório. O prazo, todos os anos, para ir até uma Junta de Serviço Militar (JSM) e fazer seu alistamento, vai de 1º de janeiro até 30 de junho.
Ou seja, a data-limite terminou ontem em todo Brasil.
Em Extrema, o alistamento acontece na Casa do Cidadão, órgão mantido pela Câmara de Vereadores e que oferece diversos serviços.
Segundo informou João Batista da Silva, responsável pela Junta Militar em Extrema, até o final deste mês, 172 jovens fizeram seu alistamento e 401 CDI’s (Certificado de Dispensa de Incorporação) foram entregues. “Faz parte da vida de todo jovem que chega à vida adulta. É o momento de chegar à pátria e dizer, estou aqui para servir”, disse João.
Mas há casos de pessoas que não fazem o alistamento militar no tempo previsto. E João Batista reforça que essas situações ainda podem ser resolvidas, pois, na vida de modo geral, será muito importante estar com a comprovação do seu alistamento em dia. “Todo cidadão precisa, o tempo todo, comprovar que está com seu alistamento feito. Para conseguir um emprego por exemplo, e a falta deste documento pode realmente prejudicar”, alertou João. “Se não teve tempo hábil para se alistar, poderá normalmente procurar a Junta de Serviço Militar para regularizar sua situação”, completou.
Um problema recorrente são as pessoas que fazem o seu alistamento, porém não voltam para retirar o documento definitivo, a CDI. “Gostaria de comunicar a todo cidadão extremense que ainda existem várias CDI’s sem retirada, e isso poderá trazer problemas futuros como perda de oportunidade de emprego e também custos desnecessários. Peço que venham retirar, porque vencido o prazo de permanência na Junta, esses documentos serão recolhidos para incineração”.
VISITA ESPECIAL – Na última segunda-feira, a JSM de Extrema recebeu a visita do 2º Tentente Andre Junior Noetzold, representando o PRM (Posto de Recrutamento e Mobilização), localizado na base do 14º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), em Pouso Alegre. “Essa interação é muito importante, e muito nos honra receber a visita de representantes do Exército Brasileiro. Estamos, o tempo todo, fazendo um trabalho em prol do nosso país”, finalizou João Batista.
O atendimento da Junta de Serviço Militar acontece de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00. Mais informações sobre o alistamento militar podem ser obtidas pelo telefone (35) 3435-2052.
Fonte: Câmara de Extrema