O Dia Internacional da Mulher foi comemorado em Bragança Paulista com a participação de centenas de mulheres e atendimentos na área de saúde, prestação de serviços, sorteio de brindes e shows. Houve apresentação do grupo de terceira idade ‘Reviver’, da banda Flor de Chitão e aula de zumba na Arena do Lago do Taboão. Além disso, as mulheres aproveitaram o evento para fazer tratamentos estéticos como massagem relaxante, tratamentos faciais, esmaltação de unhas, corte de cabelo, além de orientações de saúde e aferição de pressão.
As unidades de saúde também ficaram abertas no sábado, dia 7, para realização de grupos de discussão, palestras, orientações preventivas sobre câncer de colo de útero e doenças comuns em mulheres, além de indicaçes de mamografia e coleta de exame de Papanicolau. Só deste exame, ocorreram 721 coletas.
A comemoração do Dia da Mulher é feita anualmente pela Prefeitura por meio do Fundo Social de Solidariedade e contou, neste ano, com parcerias de empresas como Instituto Avon, Herbalife, Instituto Embelleze, Vitaderm, Nova Biotec, Embracon, Rede Farma Fibra e Associaão Bragantina Contra o Câncer (ABCC). Além da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Leme, estiveram presentes a vice-prefeita, Professora Huguette, secretários municipais e representantes do Legislativo.
Outra homenagem foi realizada a mulheres do município, que atuam em áreas que beneficiam a sociedade bragantina. Entre elas, Huguette Teodoro da Silva, vice-prefeita e secretária de Educação de Bragança Paulista, Rosangela Leme, presidente do Fundo Social de Solidariedade, Francine Pereira, coordenadora de terceira idade Grupo Reviver; Irene Godoy, da Associação dos Deficientes Físicos de Bragança Paulista (ADEF); Luci Miranda, Jornalista; Camila, Tenente PM do 34º BPM/I; Janaína Matias, policial militar e coordenadora do projeto Jovens Construindo Cidadania (JCC), Rita Leme, da Associação de Amigos dos Excepcionais de Bragança Paulista (APAE); Helena Barreze, ex-presidente do Conselho Municipal do Idoso; Izilda Aparecida de Toledo, presidente da Associação Recreativa e Cultural Afro-Brasileira (ARCAB); Magali Ferreira de Lima, professora universitária da Fundaão de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB).
A vice-prefeita Professora Huguette destacou que, apesar das conquistas das mulheres, infelizmente a cultura do machismo ainda existe: ‘Hoje as mulheres estão ocupando seus lugares. Entretanto, o preconceito, a violência contra a mulher ainda existe e precisa ser combatida. É necessário refletir mais, respeitar mais e mudar nosso pensamento sobre as mulheres’ – ressaltou.
Em sua fala, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Leme, parabenizou todas as mulheres presentes e pediu que todas também refletissem sobre o dia: “Vitórias foram conquistadas com a luta das mulheres no decorrer do tempo, como o direito ao voto, ao estudo e o sucesso no campo profissional, mas ainda precisam ser revistas questões como a luta pela igualdade de salários entre homens e mulheres, entre outros pontos”, afirmou.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista