No dia 14/07, a artesã de Extrema, Sra. Rosa Maria da Silva Corrêa Leão, teve duas de suas criações, ou seja, relógios e bandejas confeccionadas em palha de bananeira, escolhidas pela Central Mãos de Minas, para serem divulgadas institucionalmente por esta entidade que atualmente constitui-se na maior associação de artesãos do Brasil. Filiou-se a ela como artesã em meados de 2013, após aprovação em seu processo seletivo.
Com efeito, tal entidade que tem por missão promover o desenvolvimento e fortalecimento do setor artesanal por meio da valorização do artesão e contribuir para a preservação do meio ambiente e da identidade cultural de cada região de Minas Gerais, vem com esta ação coroar com êxito o trabalho já conhecido pela qualidade e variedade da artesã de Extrema.
Rosa Leão, que atua há 20 anos neste setor, acumulou neste período uma vasta experiência no âmbito da decoração e confecção de peças que utilizam-se de fibras naturais, com forte ênfase na palha de bananeira, tendo recebido recentemente convite para se integrar a uma Associação de artesãos com sede na Alemanha, que está promovendo uma feira na Bratislava.
Deste modo, a artesã, que já participou e atua também no âmbito de qualificação nesta área, além de representar o artesanato de Extrema no Estado de Minas Gerais e no cenário nacional, ainda projeta suas criações agora também no mercado internacional.