Fornecedora do Atlético e Cruzeiro inaugurou Centro de Distribuição em parceria com a DHL em estrutura focada no e-commerce de produtos importados e nacionais
Mais uma grande marca escolhe Minas Gerais para centralizar suas operações logísticas. A gigante alemã dos artigos esportivos Adidas inaugurou no último mês um Centro de Distribuição na cidade de Extrema. O investimento foi realizado pelo operador logístico DHL com previsão de gerar 260 empregos próximos três anos. A marca é mais uma empresa global a ser atraída pelas boas oportunidades de negócios em Minas Gerais, atualmente o principal polo logístico e de e-commerce do Brasil.
Fundada em 18 de agosto de 1949 por Adi Dassler, com sede em Herzogenaurach, na Alemanha, a empresa já nasceu com a vocação para o desenvolvimento de produtos para a prática de esportes. A Adidas chegou ao Brasil em 1973 e hoje é uma das referências em produtos esportivos também para o público brasileiro. A marca é a atual fornecedora de uniformes para os dois maiores clubes de futebol de Minas Gerais: Atlético e Cruzeiro.
“A chegada da Adidas a Minas Gerais confirma a posição do nosso estado como uma referência também na atração de investimentos de grandes marcas esportivas nacionais e internacionais, com a localização estratégica de Extrema, no Sul de Minas, do ponto de vista logístico, contribuindo consideravelmente para o impulsionamento da economia mineira. O novo CD representa um grande potencial de estímulo de toda uma cadeia, além de fonte de arrecadação, o que significa, na ponta, mais empregos, renda e qualidade de vida para a população”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
O novo Centro de Distribuição está focado no e-commerce de produtos importados e nacionais, com envio para todo o país.
Polo logístico
Assim como a Adidas, várias empresas globais escolheram Minas Gerais nos últimos anos como centro de suas operações logísticas, reforçando o Estado como o principal centro logístico do país atualmente. Marcas esportivas internacionais como Nike, Mizuno e Under Armour, e nacionais, como Olympikus e Centauro, são algumas das empresas que possuem estruturas logísticas em Minas para ganhar competitividade no mercado, assim como gigantes do varejo como Privália, Via Log (Casas Bahia e Ponto), Mercado Livre, Amazon, Tok Stok, Chili Beans, entre outras.
Os índices de vacância das estruturas logísticas já estão próximos de zero em algumas localidades. E mais investimentos já estão sendo feitos para ampliar essa capacidade. Desde 2023, foram mais de meio bilhão de reais formalizados no estado em centros de distribuição (CDs).
“Temos uma localização estratégica, bem no meio de grandes centros econômicos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. Além disso, possuímos polos industriais que garantem insumos e o Estado oferece um bom ambiente tributário e fiscal, com menor burocracia. Tudo isso permite um importante ganho de competitividade para as empresas que se instalam em nosso território”, destaca o diretor de Atração de Investimentos, Leandro Andrade.
Fonte: SECOM – Superintendência de Imprensa de Minas Gerais