O próximo mutirão está previsto para o dia 02 de março, mediante agendamento prévio
No início de fevereiro, o Centro de Especialidades Médicas de Extrema promoveu o primeiro mutirão de fundoscopia, ou teste de fundo de olho, como o procedimento também é conhecido. Iniciativa da Secretaria de Saúde, os exames foram destinados, sobretudo, aos pacientes com diabetes, para o rastreamento da retinopatia diabética, que afeta a retina e pode resultar em perda visual grave e permanente.
Ao todo, 39 pacientes foram atendidos neste primeiro mutirão do ano, todos agendados por meio das Estratégias de Saúde da Família (ESF) pelo qual são atendidos. A fundoscopia permitiu aos cidadãos averiguar a existência da retinopatia diabética e qual o estágio da doença. O exame deve ser realizado anualmente desde o diagnóstico da diabetes tipo 2 e após 5 anos do diagnóstico da diabetes tipo 1.
A retinopatia é caracterizada por alguns sintomas específicos que merecem a atenção do paciente, tais como o embaçamento da visão, o aparecimento de manchas pretas na vista, a perda progressiva da visão, entre outras. No caso de qualquer alteração na visão, é necessário buscar ajuda médica especializada a fim de fazer o diagnóstico precoce.
Para fazer o exame, basta procurar a ESF do seu bairro ou ainda o Centro de Espacialidades e solicitar o agendamento da fundoscopia. Os exames ocorrem no próprio Centro de Especialidades, localizado na Rua 22 de julho, número 343, no Centro. O próximo mutirão está previsto para o início de março.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema