Em breve o extremense vai poder contar com um espaço novo em folha destinado exclusivamente ao uso gratuito de internet: o Centro de Informática da Casa do Cidadão. O projeto foi criado pela mesa diretora e visa beneficiar e integrar o munícipe ao ambiente virtual, além de promover a democratização do uso da internet para toda a população.
A Casa do Cidadão foi o local escolhido por sua excelente logística e intimidade que já tem com a população. Hoje, no local, são realizados mais de 100 atendimentos por dia, além de centralizar os serviços do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e do PROCON e abrigar a Junta do Serviço Militar (JSM), bem como a emissão de Carteira de Trabalho (CTPS) em seu espaço.
No Centro de Informática será possível realizar pesquisas, consultas públicas e verificar e enviar e-mails. Certamente será uma importante ferramenta, em especial, para os alunos da rede pública de ensino que precisam realizar pesquisas e trabalhos escolares.
Para o presidente da Câmara, vereador Leandro Marinho, o projeto permite ampliar o leque de serviços gratuitos oferecidos à população. “Além disso, o cidadão poderá contar com o suporte pedagógico, já que um instrutor de informática estará à disposição dos usuários para ensinar noções básicas de acesso à internet, auxílio na confecção de textos e currículos, assim como direcionamento de páginas específicas de pesquisa”, disse.
Não será permitido acessar conteúdo impróprio para menores, bem como salas de bate-papo, jogos e conteúdos inapropriados para serem visualizados em local público. O intuito, além de democratizar, é conscientizar o internauta a utilizar esta ferramenta tão importante para promover um autoconhecimento produtivo, que possibilite que sua formação profissional e humana se desenvolva da melhor forma possível, por isso é tão importante fazer o uso correto de um ambiente que oferece infinitas possibilidades, e é isso que o projeto deseja.
“Queremos proporcionar ao cidadão maior intimidade com o mundo virtual, já que este se tornou uma ferramenta extremamente necessária nos dias atuais para que ele esteja bem informado e conectado com outras pessoas e realidades por meio dessa rede. A inclusão digital se faz cada vez mais necessária”, acrescentou Dra.
Regina Lopes, diretora da Casa do Cidadão.
Os interessados em utilizar os computadores deverão realizar um cadastro e o tempo de utilização para cada um será de 30 minutos. Caso não haja outro usuário em espera, o horário poderá ser prolongado. Será permitida ainda a impressão de documentos, respeitando o limite de até dez folhas.
Em breve será divulgada a data de inauguração do Centro de Informática. Saiba mais pelo telefone (35) 3435-2052.
Fonte: Câmara de Extrema