A chuva desta terça-feira, 8, provocou transtornos em pelo menos nove cidades da região e no município de Vargem. Não há registro de feridos. Em Vargem, diversas árvores caíram após as rajadas de vento que chegaram até 92 Km/h acompanhadas de chuva. A informação sobre a velocidade do vento foi registrada por volta das 17h pela estação do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).
Segundo o Departamento de Meio Ambiente, a maior parte das ocorrências estava relacionada à queda de árvores e quebra de galhos e ramos. Outro prejuízo calculado em Vargem foi com relação às estradas rurais segundo Alex Morais, responsável pelo Departamento.
De acordo com Cptec, os ventos foram causados por uma área de instabilidade que está sobre a região. “É uma área de instabilidade que se aproxima, se deslocando de oeste para leste. Não é uma frente fria, mas sim uma instabilidade que trouxe chuva”, explicou o meteorologista João Caetano Mancine Vaz.
Alex aproveita para reiterar os telefones para que o munícipe possa solicitar ajuda em casos de queda de árvores, alagamentos e situações de risco. “Em horário comercial, deve-se contatar o Departamento através do 4598-2722, após as 17 horas o número é 4598-4500”.
A recomendação da Defesa Civil é que em caso de tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo, deve-se permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.
Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, fechar janelas e portas e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. “Em caso de alagamentos, recomenda-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões”, finalizou Alex.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Vargem