Na semana passada representantes de 13 cidades do extremo Sul de Minas se reuniram no Teatro do Paço, em Cambuí/MG, para a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura com o objetivo de promover a discussão e proposição de políticas públicas voltada para a cultura, tendo como intuito a inserção da região no SNC (Sistema Nacional de Cultura).
A ideia versa o projeto federal que visa uma melhor distribuição de recursos para a implementação da cultura em todas as regiões do país, descentralizando o velho sistema. A abertura do evento ficou a cargo do prefeito cambuiense, Dirceu Dias, e contou com a presença dos prefeitos de Estiva, João Marques Ferreira, e de Senador Amaral, Lairton Antônio de Almeida. Esteve presente também o consultor da UNESCO, Alison Amaral, que coordenou o desenvolvimento das ideias, sugerindo que fossem formados quatro grupos de trabalho, para orientar os rumos a serem tomados nos primeiros momentos do desenvolvimento cultural da região.
No final foram eleitos os delegados e suplentes para a Conferência Estadual. São eles: Clodoaldo Costa e Jorge Inácio de Souza, como delegados gestores públicos; Berta Jaqueline Rosa, Flávio Antônio Chiarini Pereira e Josiane Aparecida da Silva, como delegados gestores da sociedade civil.