Cine NASF contou com mais de 100 pessoas

WhatsApp-Image-2018-03-07-at-22.09.04

A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em parceria com a Secretaria de Cultura promoveu na data de ontem, dia 7 de março, mais um Cine NASF que contou com um público de 115 pessoas, recorde desde que o projeto foi lançado em junho de 2017. O evento acontece todas as primeiras quartas-feiras do mês o Cine NASF, das 13h às 16h30 no Cine Teatro Municipal.

O objetivo é proporcionar momentos de cultura e lazer aos usuários do SUS relacionando o tema do filme com o tema Saúde Mental. O programa iniciou-se a partir da iniciativa do Assistente Social e psicólogo do NASF, como meio alternativo de vinculação dos usuários do SUS nos grupos terapêuticos.

A Cinematerapia oferece esperança e encorajamento ao paciente, por meio de personagens com estórias de desapontamento com posterior superação. Trata-se de um momento lúdico, com apresentação de um filme que remeta a reflexão para a vida cotidiana, objetivando pequenas mudanças no comportamento diário, no convívio familiar e comunitário.

Segundo os profissionais de saúde de Extrema, a ação visa reformular problemas a partir das crises ficcionais dos personagens. A reformulação serviria para enfraquecer a dominação de um significado prévio perturbador. Fornecer modelos comportamentais de referência. Alguns pacientes apresentam um escasso repertório comportamental de pessoas com qualidades ou atitudes a serem alcançadas. Os filmes, portanto, poderiam ser úteis em oferecer modelos comportamentais mais específicos.  Identificar e reforçar forças internas. Como as películas geralmente lidam com estórias concretas de indivíduos, mais do que com princípios abstratos do comportamento humano, ficaria mais fácil para os pacientes se identificarem com os personagens.

A ação também visa potencializar as emoções. Principalmente para pacientes que intelectualizam muito as situações, assistir a um filme despertaria emoção, conectando-os a situações pessoais que fortaleceriam a relação terapêutica. Melhorar a comunicação. Um exemplo seriam as metáforas para pacientes que não conseguem se expressar direito verbalmente. Priorizar valores, tomando como base normas e padrões de vida exibidos nas películas e analisados na psicoterapia.

Fonte: Ascom – Prefeitura de Extrema

WhatsApp-Image-2018-03-07-at-22.08.49

WhatsApp-Image-2018-03-07-at-22.09.21

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>