Com a finalização das obras, Estado garante mais 5 mil novas vagas ao sistema prisional

Investimento histórico em manutenções e reformas somado à construção de novas unidades prisionais estão ampliando a capacidade carcerária de Minas Gerais

Um balanço da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) aponta que nos últimos quatro anos o sistema prisional mineiro empreendeu o total de 66 obras e intervenções de manutenção em presídios e penitenciárias, das quais 50 já foram concluídas e 16 estão em andamento, com previsão de término até dezembro de 2026. O número representa 75% de execução do planejamento.

O somatório inclui novas construções de unidades prisionais, obras de ampliação, além de obras para reformas estruturais, manutenções e melhorias das estruturas já existentes, visando mais conforto e qualidade de trabalho para servidores e mais dignidade no cumprimento da pena para os detentos. Juntas, todas as ações ampliam a capacidade das unidades prisionais em cerca de 5 mil vagas.

As intervenções em dezenas de unidades foram possíveis graças a um investimento histórico de R$ 74 milhões do Governo de Minas, oriundos do Acordo de Reparação com a Vale e do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), por meio do qual foi possível alcançar 2.700 novas vagas com obras de reformas prioritárias. Outras 1.700 vagas são de novas construções, como as unidades prisionais de Frutal, Itaúna e Iturama, por exemplo. Além disso, há geração de vagas por meio de inúmeras parcerias com prefeituras e com recursos do Poder Judiciário.

Fonte: SECOM – Superintendência de Imprensa de Minas Gerais

middle-aged-man-spending-time-jail

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>