A Prefeitura de Extrema, por meio da Equipe da Secretaria de Meio Ambiente recebeu uma comitiva da região de Caldas, que veio conhecer o Projeto Conservador das Águas e replicar a experiência de Extrema através do Plano Conservador da Mantiqueira.
O Projeto Conservador das Águas visa a adequação ambiental da propriedade rural. Através da experiência de Extrema, que foi a primeira lei municipal em pagamento por serviços ambientais no Brasil – que são os serviços prestados pela natureza. O Plano Conservador da Mantiqueira visa replicar a experiência de Extrema, através da restauração florestal para região de mais de 280 municípios da Serra da Mantiqueira.
O município de Extrema, executa há 12 anos, em parceria com o setor público, privado e sociedade civil, o Projeto Conservador das Águas, inspirado no Programa Produtor de Águas da Agência Nacional de Águas – ANA.
O Projeto é pioneiro no Brasil em utilizar o instrumento econômico de pagamento por serviços ambientais para promover a conservação e a restauração florestal na adequação de propriedades rurais, com resultados expressivos na produção de serviços ambientais em especial a água.
Este projeto agrega diversas entidades de governo, iniciativa privada, comitês de bacias hidrográficas, unidades de conservação, organizações ambientalistas não governamentais, centros e universidades de pesquisas científicas. Foi vencedor dos mais relevantes prêmios no Brasil e também reconhecido pela ONU/Habitat e Prefeitura de Dubai, como uma das melhores práticas para a melhoria das condições de vida no mundo.
O objeto principal do Plano Conservador Da Mantiqueira – PCM é promover a restauração florestal de espécies nativas, em cerca de 1.200.000 hectares na área de influência da Serra da Mantiqueira nos mais de 280 municípios dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, utilizando a expertise do município de Extrema na execução do Projeto Conservador das Águas, primeira experiência brasileira de projeto de restauração florestal utilizando o mecanismo de PSA, bem como o apoio para a implantação do Plano Municipal da Mata Atlântica – PMMA.
Com informações: Ascom – Prefeitura de Extrema