Comitiva de São José dos Campos conhece projetos na área da agricultura familiar

FPP_5515

Programas socioeconômicos e educacionais desenvolvidos em Extrema são referência para cidade paulista

Uma comitiva formada por representantes da Câmara de São José dos Campos e das secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico e Inovação visitou a Prefeitura de Extrema, no último dia 23 de outubro, para conhecer de perto projetos nas áreas da agricultura familiar e da merenda escolar.

O grupo foi conhecer o modelo de implantação do projeto de agricultura familiar da cidade em parceria com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e a incorporação desta produção orgânica na merenda escolar. Desde 2009, Extrema realiza chamadas públicas para a aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar.

A equipe formada pelo presidente da Comissão de Educação e Promoção Social da Câmara de São José, vereador José Dimas (PSDB), o gerente de programas de agricultura da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, Rodolfo César e as nutricionistas Andrea Cristine Leite Prado e Michele Pereira de Lima, responsáveis pela merenda na rede municipal de educação de São José, se reuniu com o secretário de Educação de Extrema, André Koga, e membros dos departamentos de educação e agricultura. Eles também visitaram a escola de educação infantil João Batista de Morais Filho, a sede do projeto vaca mecânica e o programa de incentivo à agricultura familiar.

Em Extrema, Antônio Carlos Severine, o “Tio”, do departamento de Agricultura e Pecuária, e a nutricionista, Magali Perini Gusmão, responsável pela merenda na rede de educação, acompanharam o grupo joseense.

Merenda

A rede de educação de Extrema possui atualmente cerca de 6.000 alunos em 11 escolas e seis creches. Na escola de educação infantil João Batista de Morais Filho, o grupo observou a distribuição da merenda a uma turma de alunos do ensino infantil. No cardápio, parte dos alimentos vieram da agricultura familiar, como cebola, feijão, banana, tomate, abobrinha, mandioca, batata, repolho, brócolis e hortaliças como a couve. Segundo a nutricionista Magali Perini Gusmão, há cerca de 4 anos a prefeitura atingiu o índice de 30% de compras da merenda por meio de chamadas públicas destinadas à agricultura familiar.

Na Vaca Mecânica, mantida há mais de dez anos, a comitiva conheceu como funciona a produção de pães e leite de soja, distribuídos na rede de educação. São produzidos cerca de 8.000 pães por dia. Antonio Carlos, do setor de agricultura da prefeitura, disse que a agricultura familiar foi estimulada após parceria com a Emater, entidade que oferece capacitação e apoio técnicos aos agricultores, como técnicas de plantio, correção do solo, dosagem da água e até o espaçamento necessário para o cultivo de produtos orgânicos.

A prefeitura também disponibiliza um trator rural aos agricultores por um período de 20 horas no período de um ano a um preço simbólico. A comitiva também visitou o agricultor rural Jorivaldo Alécio, que produz morangos e hortaliças em uma área de 12 alqueires. Segundo o produtor, 70% de sua produção é adquirida pela prefeitura.

 

São José dos Campos

Localizada a cerca de 130 quilômetros de Extrema, São José dos Campos possui cerca de 670 mil habitantes. A rede de educação possui é formada por 166 escolas –sendo 57 de autogestão e 66 mil alunos.

Grupo aprova projetos destinados à merenda escolar

O vereador José Dimas (PSDB) destacou os bons resultados dos projetos desenvolvidos pela prefeitura de Extrema. “Muito produtiva nossa visita à cidade Extrema. Os resultados que eles obtiveram na agricultura familiar, em apenas cinco anos, são expressivos graças à assistência técnica oferecida ao produtor rural”.

Para Dimas, a inserção do pequeno agricultor neste processo é fruto da visão desenvolvimentista da administração pública. “Queremos levar essas informações ao conhecimento das autoridades da nossa cidade”.

Dimas pretende trabalhar para implantar um sistema similar em São José em parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado por meio de um termo de cooperação que garanta apoio técnico ao pequeno agricultor.

Responsável pela Divisão de Merenda, Michele Pereira de Lima, considerou a visita enriquecedora. “Importante ampliarmos a visão sobre a merenda escolar, principalmente analisando como outros municípios trabalham com agricultura familiar. Foi a primeira vez que conheci um produtor rural, fiquei impressionada com a qualidade dos produtos”, disse.

A nutricionista Andrea Cristine disse que a visita mostrou a importância da articulação entre Prefeitura, agricultor e entidade para garantir suporte ao agricultor. “O contato direto com o agricultor é essencial para se fazer um mapeamento do que se produz e sua quantidade, assim dá pra ter noção de como montar o cardápio e incentivá-lo a aumentar sua produção para a realização de chamadas públicas”, disse.

Em São José, desde 2010 são realizadas chamadas públicas para aquisição de agricultura familiar, no entanto, o número de agricultores participantes ainda é muito pequeno. A cidade dispõe de uma verba estimada em R$ 2,3 milhões para aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Inovação e apoio ao agricultor

Gerente do programa de agricultura em São José, Rodolfo César afirmou ser importante aproximar as secretarias e o legislativo para a construção de uma aliança em prol da agricultura familiar. “O primeiro passo é conhecer nossos agricultores e com isso, levar a eles apoio técnico e orientações para produzir seus alimentos. E observando a iniciativa de outras cidades, poderemos levar para São José o que foi bom”.

Fonte: Ascom – Prefeitura de Extrema

FPP_5261

FPP_4992

FPP_4596

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam