Como as escolas estão usando os X Box?

Há cerca de um ano, as escolas e creches municipais foram beneficiadas com a aquisição do X Box One Kinect. O aparelho possibilita a reprodução de jogos através de um sensor de movimentos (Kinect), desenvolvido com uma nova tecnologia capaz de permitir aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos, sem a necessidade de ter em mãos um controle/joystick. Sendo assim, com esse aparelho, os alunos “entram no jogo” criando uma realidade virtual onde se controla o jogo com movimentos do próprio corpo.

Existem hoje, diversos aparatos que podem ser utilizados pedagogicamente. Novas soluções tecnológicas surgem diariamente e a educação precisa se apropriar destas para tornar a escola cada vez mais atraente para as crianças de hoje. Tradicionalmente vistos como rivais da escola, os jogos digitais vêm se popularizando como uma ferramenta para educadores, sendo aliado nas aulas de educação física, ao ajudarem os alunos a conhecerem novos esportes, antes não possíveis na escola.

Há muitas coisas importantes a serem trabalhadas e desenvolvidas na escola em se tratando da Educação Física, como as habilidades motoras, psicomotoras, coordenativas e perceptivas. Sendo o movimento a base de todo o desenvolvimento corporal, através dele é possível consolidar o desenvolvimento psicomotor, essencial para a alfabetização e desenvolvimento escolar. A utilização do X Box 360 One nas aulas de Educação Física possibilita uma vasta gama de movimentos e performances, desenvolvendo diversas habilidades corporais, além da percepção, organização espacial e também a consciência corporal (reprodução do movimento realizado). Foi pensando nisso que a Secretaria Municipal de Educação, através da Prefeitura Municipal adquiriu os X Box para serem utilizados nas escolas e creches municipais.

Em visita à E. M. Valéria Junqueira Paduan, acompanhamos de perto uma aula de Educação Física com a utilização do X Box. Num primeiro momento, observa-se que mesmo já estando habituados a este tipo de aula, os alunos demonstram imensa ansiedade para jogar. A professora de educação física da escola, Cristina Helena da Costa, que atua na Rede Municipal de Ensino há onze anos, relata sua experiência da utilização do X Box como ferramenta para suas aulas: “Achei muito bom. Diferente dos outros, o  X Box não é um video game parado e é bom para trabalhar a coordenação motora. Muitas crianças que não gostavam das aulas de Educação Física, começaram a participar por conta do X Box. Ele é uma ótima ferramenta e os alunos adoram!”.

De acordo com a Secretária de Educação Cristiane Abrahão, “A educação precisa se apropriar das tecnologias para deixar a escola mais atraente para as crianças. Sendo assim, a utilização do X Box é uma ferramenta para tornar a aprendizagem eficaz e significativa”.

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>