O sonho do brasileiro é ter a casa própria, mas antes de adquiri-la sempre compramos o nosso meio de transporte para termos mais conforto no nosso dia a dia. Mas como escolher um bom veículo que se encaixe bem na nossa necessidade?
O carro é a opção mais confortável e mais segura para quem quer comprar um veículo, apesar de muitos optarem pela moto para economizar dinheiro e também tempo no trânsito, o carro ainda é a melhor opção para a família com crianças.
O primeiro passo para se escolher um veículo é analisar quanto você poderá investir, para isso analise quanto você tem gasto com transporte, desde o gasto com a ida ao trabalho durante a semana, quanto os passeios de fim de semana. Após fazer essa conta veja se este valor seria melhor empregado na compra de um veículo, mesmo gastando mais, você terá conforto e um bem material.
É importante saber que o gasto mensal de um veículo deve ser incluído a parcela mensal do financiamento, a manutenção, seguro, o IPVA e licenciamento que devem ser calculados também diluindo seu valor no decorrer do ano. Para financiar um veículo é recomendável sempre dar uma entrada para amenizar as parcelas e o tempo de financiamento. Na manutenção é preciso calcular as revisões, troca de pneus, troca de óleo, alinhamento, balanceamento e muitos outros detalhes que além de preservação do veículo são indispensáveis para o bom funcionamento do seu carro.
Para a escolha do veículo ideal você tem que analisar o uso dele, se for andar mais na estrada ou na cidade, se vai andar no trânsito ou em lugares calmos, zona rural ou urbana e por aí vai. Existem diversos tipos de carros com design e potencias diferentes para a sua necessidade específica. Apesar de todos irem atrás de um modelo econômico e 1.0, analise se atenderá as suas necessidades diárias, pois o pior negócio é aquele que você faz e se arrepende.
Outro fator decisivo na escolha de um veículo é o seguro, que é calculado de acordo com o seu perfil e a utilização do carro. Sempre calcule os valores de seguro antes de fechar a compra. Cote com seu corretor de confiança várias opções que você pretende comprar, pois pode ser que seja um fator decisivo na escolha do seu carro novo.
Após economizar, analisar e definir o seu novo veículo, aproveite ao máximo, dirigindo sempre com muita responsabilidade, educação e atenção no trânsito. Faça as revisões e manutenções e se beber, não dirija.
Por: João Paulo Fehér – Jornalista