Dentro das atividades propostas no Projeto Música na Escola, desenvolvido na Rede Municipal de Ensino, nesta quarta-feira, dia 26, os alunos de escolas participantes tiveram a oportunidade de apreciar um concerto didático com a Banda Sinfônica Jovem, na Casa da Cultura. O encontrou contou com a presença da vice-prefeita e secretária de educação, Professora Huguette.
Na plateia interativa, cerca de 350 alunos das escolas municipais Professor Jorge Tibiriçá, Padre Donato Vaglio, Creuza Gomes de Oliveira, José Murilo Arruda e Cel. Ladislau Leme, acompanhados de seus gestores, se encantaram com as explanações do maestro Roger Brito, coordenador dos trabalhos do dia.
Um dos objetivos desta atividade é fazer com que as crianças tenham um contato mais estreito com a banda, além de conhecerem melhor os instrumentos e entender a importância de cada um deles dentro da orquestra. Outro foco do encontro foi ensinar as crianças a apreciar música erudita e aprender a distinguir o som de cada instrumento.
As crianças também receberam orientações de como devem se comportar durante um concerto, o momento certo de aplaudir, de interagir, entre outros. O encontro teve ainda o intuito de estimular a participação de outras crianças no projeto.
Encantada com o comportamento impecável e a participação das crianças da rede durante o concerto, Professora Huguette destacou a importância de atividades como a que foi realizada e garantiu apoio irrestrito à continuidade do projeto para 2015. “Vocês são exemplo do que pode dar certo. Espero que todos possam sair daqui muito mais motivados e amadurecidos musicalmente, pois o objetivo da Administração é fortalecer ainda mais o projeto no próximo ano, e algumas novidades já estão programadas”, afirmou Huguette, sem antecipar quais serão.
A Banda Sinfônica Jovem foi criada em 2009. É composta por 45 integrantes e resulta do Projeto Musica na Escola, desenvolvido desde 2007 na rede municipal e coordenado pelo maestro Rogério Wanderley Brito. No primeiro estágio do projeto, os alunos participam das fanfarras escolares, posteriormente os mesmos têm a possibilidade de ingressarem na Banda Marcial e, num outro momento, podem ser inseridas na Banda Sinfônica Jovem, como é o caso da pequena Giovana, de apenas 10 anos, que é integrante da escola de flauta doce da escola municipal Padre Donato Vaglio, e, atualmente, faz parte da Banda Sinfônica Jovem.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista