Na semana passada, cinco escolas da rede municipal de Bragança Paulista participaram da Conferência Infantojuvenil pelo Meio ambiente. A ação é uma proposta dos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação e acontece em todo o território nacional.
Em Bragança Paulista foram discutidos os problemas relacionados aos resíduos, para que a comunidade escolar pense em possibilidades para resolução desses problemas, já que as escolas envolvidas estão localizadas em bairros onde ocorre o programa de coleta seletiva.
Política Nacional de Resíduos Sólidos – Os problemas relacionados aos resíduos vêm aumentando cada vez mais. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) aponta para a necessidade de pensar não só na gestão dos resíduos, mas sim na produção do lixo como um problema. Nesse aspecto, a responsabilidade não está apenas sobre os governantes, todos são corresponsáveis pelo problema do lixo, desde sua geração até sua disposição final.
Cidadania Ambiental – A Conferência Infantojuvenil é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher representantes que levarão as ideias consensadas para o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).
Resultados e sugestões – As conferências nas escolas tiveram resultados positivos, pois além da discussão sobre problemas e soluções ambientais, que despertam o senso de corresponsabilidade, os alunos colocaram em prática a participação ativa e a cidadania socioambiental, habituando-se a expor e argumentar sobre suas ideias construindo práticas democráticas. Durante as Conferências os alunos e equipe escolar se comprometeram a realizar praticas de consumo consciente e ações para melhorar e fortalecer a coleta seletiva na escola e atuar na informação e sensibilização dos moradores do bairro, assim como também apontaram sugestões para todo o município que será levado ao COMDEMA.