Conheça o ADRE: Acervo Digital Regional de Extrema

A Prefeitura Municipal de Extrema, através da Secretaria de Cultura, realizou no dia 17 de julho de 2020, o lançamento do Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE). O referido projeto nasceu em 2017 e visa promover a digitalização, a reunião e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos históricos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema (e região).

Através da plataforma do ADRE, estudantes, munícipes e o público em geral têm acesso, em formato digital, a uma grande variedade de documentos históricos, tais como: fotografias antigas, jornais de época, mapas históricos, livros da Prefeitura e da Câmara Municipal de Extrema, entre outros. Na mesma plataforma, os usuários podem acessar cópia de documentos pertencentes a arquivos do Brasil e do exterior que lançam luz sobre a história de Extrema e região, os vídeos do Projeto Memória Viva de Extrema, aquarelas do artista italiano Alfredo Mucci, cartazes antigos, trabalhos desenvolvidos pelo Setor do Patrimônio Cultural, entre outros.

De acordo com Rafaela Ferreira da Silva, Coordenadora do ADRE, após o lançamento do Acervo Digital Regional de Extrema a referida plataforma recebeu alguns itens novos tais como 7 livros de registro de atas (e termos de posse) da Câmara Municipal de Extrema (de 1961 até 1962, de 1962 até 1965, de 1965 até 1968, de 1968 até 1970, de 1970 até 1973, de 1974 até 1975 e de 1975 até 1976). O visitante também pode encontrar novas fotografias pertencentes ao Arquivo da Paróquia de Santa Rita e às Famílias Almeida e Rossi, além de vídeos da série Memórias de uma Cidade (gravações produzidas a partir de 1986).

Rafaela também ressalta que no dia 12 de agosto será publicado o vídeo intitulado “Inauguração do Espaço Cultural Euclides Benedito de Lima – Biblioteca Pública Municipal Prudência Cardoso Pereira”. Trata-se de um vídeo que pertence ao Sr. Eudinedes Jesus de Lima (que gentilmente cedeu cópia desse material à Prefeitura Municipal de Extrema) e que foi filmado pelo Sr. José Maria dos Santos (Kojak). O Espaço Cultural Euclides Benedito de Lima foi criado pela Lei Municipal nº 1.099 de 15 de dezembro de 1994.

Todos os itens do ADRE permanecem acessíveis, em múltiplos navegadores, no endereço: https://www.extrema.mg.gov.br/siscultura/acervo/. A Secretaria Municipal de Cultura agradece a todos que colaboraram com o Projeto Acervo Digital Regional de Extrema e informa que receberá, de forma contínua, cópias de fotografias antigas e outros itens e documentos históricos, em formato digital ou impresso, para serem digitalizados, na Secretaria de Cultura, juntamente com um termo de autorização de uso e de cessão de direitos autorais – que pode ser acessado na plataforma do ADRE.

Fonte: Secretaria de Cultura de Extrema

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam