Conheça o Projeto História da Secretaria de Cultura de Extrema

22473696_1916577205274082_1357724373_o

Exposição termina neste domingo dia 15/10

A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura de Extrema inaugurou em 15 de setembro de 2017 a Exposição “Um pouco da história de Extrema: Um olhar sobre registros documentais dos séculos XVIII, XIX e XX” que tem por objetivo apresentar a munícipes uma amostra das fontes documentais levantadas pela Secretaria de Cultura, através do Projeto História.

Dos documentos reproduzidos e expostos, destacam-se os seguintes documentos:

Ofício do Ouvidor Geral da Comarca do Rio das Mortes, Tomás Rubi de Barros Barreto do Rego ao [Governador e Capitão General da Capitania do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, Gomes Freire de Andrade] a respeito da demarcação da divisa entre Minas e São Paulo feita em 1749. (Projeto Resgate – Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura do Brasil – o original encontra-se no Arquivo Histórico Ultramarino – Lisboa, Portugal)

Ordem régia de Dona Maria, Rainha de Portugal, autorizando o conserto do Registro de Jaguary em 1790. (Biblioteca Nacional Digital, Rio de Janeiro, Brasil)

Uma petição dos moradores de Santa Rita da Extrema enviada à Assembleia de São Paulo em 1853, documento reproduzido no volume XI da Publicação Official de Documentos Interessantes para a História e Costumes de São Paulo: Divisas de São Paulo e Minas Gerais. (Biblioteca Digital do Senado Federal, Brasília, Brasil).

Um projeto do deputado Simeão Stylita Cardoso publicado na edição de 23 de setembro de 1896 do jornal Minas Geraes, Orgão Official dos Poderes do Estado. (Hemeroteca Digital Brasileira, Biblioteca Nacional Digital, Rio de Janeiro, Brasil).

O conteúdo de uma nota intitulada Come si viaggia nel Brasile de autoria de Padre Enrico Dorelli extraída do periódico italiano Il Carmelo onde este missionário apostólico descreve sua passagem por Extrema em 1911. (Arquivo da Cúria Generalícia dos Carmelitas Descalços, Roma, Itália)

Decreto Municipal nº 18 de 5 de dezembro de 1932 “Sobre impostos municipaes dos contribuintes do Ex-contestado”. Livro de Leis 1928-1938. (Acervo da Câmara Municipal de Extrema, Minas Gerais, Brasil)

Um registro efetuado pelo Padre Tibúrcio no Livro do Tombo nº 2 da Paróquia de Santa Rita de Extrema em 1949 tratando da cerimônia de benzimento do relógio da torre da Igreja Matriz (Santuário de Santa Rita de Cássia) (Arquivo Paroquial de Extrema, Minas Gerais, Brasil).

De acordo com Rafaela Ferreira da Silva, historiadora e coordenadora do referido projeto, a abertura desta exposição marcou também a apresentação, aos munícipes, do Projeto História, iniciativa que visa realizar e disseminar estudos sobre temas e períodos da história local e regional, incentivar a pesquisa sobre a história de Extrema e promover ações de cunho educativo que promovam a valorização do estudo da história e do patrimônio cultural de Extrema (projeto que terá sede na Fábrica de Cultura).

Para isto, explica Rafaela, o projeto promove atualmente o levantamento de fontes referentes à história de Extrema e de seu território em arquivos do município, do Brasil e da Europa e ainda irá disponibilizar fontes documentais em memória digitalizada (no Espaço da Memória e na rede mundial de computadores), produzir e disseminar estudos sobre temas e períodos da história local e regional e constituir um acervo de história oral, a partir de entrevistas com moradores locais.

A exposição ficará aberta ao público até 15 de outubro, de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 09h às 12h e das 13h às 17h.

Com informações: Secretaria de Cultura

22471943_1916577208607415_39012520_o

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>