Novas eleições será no dia 5 de setembro
O Conselho de Segurança Pública de Extrema (CONSEPE) começou a funcionar em Extrema em setembro de 2014 e vai receber uma nova diretoria no dia 05 de setembro. O CONSEPE tem objetivo de discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas de segurança de Extrema, além de desenvolver campanhas educativas e buscar a integração e cooperação entre a comunidade e as autoridades de segurança pública local.
Entre o dia 1º e 20 de agosto está aberto o período para registro de chapas. Os interessados devem comparecer a Rua João Mendes, 265 para o preenchimento de formulário.
No dia 5 de setembro, às 19 horas no Cine Teatro acontece a prestação de contas da atual diretoria e a eleição da próxima. Também haverá uma palestra dedicada ao tema: Segurança e Sociedade.
Em entrevista ao Jornal O Registro, Dra. Rogéria Cristina Leme, Promotora de Justiça falou sobre o Consepe, como é formado e sua importância.
De acordo com a Promotora de Justiça, o Consepe reúne representantes da sociedade civil e instituições do Estado para propor soluções para os problemas de segurança pública na cidade. A importância é grande, pois, traz a sociedade para debate e a proposição de saídas para os problemas envolvendo o controle da criminalidade na cidade.
Qualquer pessoa pode se associar, desde que residente na cidade e seja eleitor, e não possua antecedentes criminais. Uma vez associado, desde que em conjunto com outros, para compor uma chapa, pode concorrer a cargos de direção.
Vale ressaltar que o debate das propostas e votação será feito no dia 05 de setembro, no cine teatro, as 19h, ocasião em que também haverá uma palestra sobre segurança e sociedade.
Ainda segundo Dra. Rogéria Leme, além da diretoria, há também os membros do conselho consultivo, formado por representantes dos poderes públicos, Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Polícias.
O Consepe pode ouvir a população sobre áreas e zonas críticas quando a ocorrências de crimes, propostas de combate ao crime, ao tráfico de drogas, pode realizar campanhas de orientação pública quanto a prevenção a crimes, pode adquirir bens para equipar as polícias, quando ocorre a falta do Estado no aparelhamento dessas forças.
“Esperamos a presença dos cidadãos extremenses, já que segurança pública é um problema de nós todos e não apenas do Estado, lembrando que a condição de associado é pré requisito para o exercício do direito de voto, e as inscrições estão abertas, desde já, na sede da CIEX. Sua participação é fundamental”, finalizou Dra. Rogéria Cristina Leme.