Conservador da Mantiqueira reúne mais de 280 municípios

site_usar-essa---Foto-Paulo-Roberto-Ceccon

O município de Extrema, executa há 12 anos, em parceria com o setor público, privado e sociedade civil, o Projeto Conservador das Águas, inspirado no Programa Produtor de Águas da Agência Nacional de Águas – ANA.

O Projeto é pioneiro no Brasil em utilizar o instrumento econômico de pagamento por serviços ambientais para promover a conservação e a restauração florestal na adequação de propriedades rurais, com resultados expressivos na produção de serviços ambientais em especial a água.

Este projeto agrega diversas entidades de governo, iniciativa privada, comitês de bacias hidrográficas, unidades de conservação, organizações ambientalistas não governamentais, centros e universidades de pesquisas científicas. Foi vencedor dos mais relevantes prêmios no Brasil e também reconhecido pela ONU/Habitat e Prefeitura de Dubai, como uma das melhores práticas para a melhoria das condições de vida no mundo.

O objeto principal do Plano Conservador Da Mantiqueira – PCM é promover a restauração florestal de espécies nativas, em cerca de 1.200.000 hectares na área de influência da Serra da Mantiqueira nos mais de 280 municípios dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, utilizando a expertise do município de Extrema na execução do Projeto Conservador das Águas, primeira experiência brasileira de projeto de restauração florestal utilizando o mecanismo de PSA, bem como o apoio para a implantação do Plano Municipal da Mata Atlântica – PMMA

Esta semana, aconteceu na sede do Conservador das Águas, no bairro das Posses, uma capacitação com o Professor da USP-ESALQ de Piracicaba, Ricardo Rodrigues, que é considerado o melhor especialista em restauração florestal.

Segundo o Professor que ministrou a capacitação, Ricardo Rodrigues, “Toda vez que eu venho para cá eu fico muito feliz, pois fica clara a evolução deste projeto na questão de restauração de florestas e a gente consegue ver a evolução. O projeto consegue manter a mesma base da equipe, então os mesmos que foram capacitados no primeiro curso estão aqui de novo recebendo esta atualização. Isso permite uma troca de experiências entre eles e essa troca acaba sendo refletida na qualidade do projeto.”

Também esteve presente no evento, o Diretor de Desenvolvimento Institucional da IFSULDEMINAS, Paulo Roberto Ceccon.

Para o diretor é um ganho para a IFSULDEMINAS aderir ao projeto, pois o instituto de ensino conta hoje com mais de 50 mil estudantes e o projeto vai contribuir para os docentes, os estudantes e cumpre com a missão do instituto que é promover ações sustentáveis para os municípios inseridos e os que estão ao redor.

De acordo com Ceccon, o projeto vai proporcionar aos servidores e estudantes da IFSULDEMINAS fazerem pesquisas dentro do projeto, abrindo um leque para que o conhecimento seja difundido em toda área de atuação.

Os municípios que estão sendo implantados nos núcleos, desta parceria com o IFSULDEMINAS, tanto as prefeituras, como os produtores rurais e urbanos serão beneficiados com o projeto, seja no aumento da produção de água, como o lado social para os produtores envolvidos no projeto.

Paulo Roberto Ceccon, coordena os 08 núcleos da Instituição, tento como sede cada Campi da IFSULDEMINAS, sendo atendidos 120 municípios.

Os 08 Campi que fazem parte do Projeto são: Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações.

“É um projeto Inovador, onde a economia ganha e o meio ambiente também”, finalizou Ceccon.

A tempo, acompanharam também esta capacitação, o Secretário de Meio Ambiente Paulo Henrique Pereira, a Gerente de Meio Ambiente Patrícia Oumura, o gerente Arlindo, o prefeito João Batista, colaboradores do projeto e representantes de outros municípios.

Segundo a Gerente da Secretaria de Meio Ambiente de Extrema Patricia Omura, “O Projeto Conservador das Águas começou pequeno e evoluiu para a mídia nacional e internacional, ganhando credibilidade e visibilidade. Em seus 12 anos de existência, podemos dizer que o Conservador das Águas iniciou plantando árvores e ao longo do tempo passou para o reflorestamento de fato.”

A Gerente do Meio Ambiente que realiza também a educação ambiental no município completou, “Penso que esta 3ª capacitação realizada pelos Professores Ricardo Rodrigues e André Nave com a equipe do projeto, vêm para somar com conhecimento e experiência, sempre trazendo o que há de novo no quesito reflorestamento. Todos saem ganhando, preservamos as florestas e a equipe fica cada vez mais preparada para fazer seu trabalho com excelência.”

_site-conservador

_site-mudas-reflorestamento

_site-patricia-oumura

_site-prefeito-conservador

site-capacitacao-conservador

Fotos: Paulo Roberto Ceccon

 

 

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam