Em 2017, o Prefeito de Cambuí, Tales Tadeu Tavares, assinou a Portaria que determinava os membros do Conselho Gestor do Plano Diretor do Município, possibilitando assim, que a revisão do Plano Diretor fosse iniciada pelo corpo técnico contratado. O – Núcleo Estratégico Interdisciplinar em Resiliência Urbana – Neiru, realizou visitas, aplicou questionários à população e participou de diversas reuniões com associações do município e secretarias da prefeitura.
No começo da revisão do Plano, foi realizado o diagnóstico do Município, onde técnicos do Neiru fizeram visitas ao município a fim de conhecer a realidade de diversos segmentos, como habitação, saúde, educação, lazer e mobilidade. E, contando com a ajuda dos agentes de saúde da Prefeitura, foi aplicado um questionário em diversos bairros para coletar informações e opiniões da população em relação a estes mesmos segmentos.
A partir do diagnóstico e do antigo Plano Diretor de Cambuí, foi possível construir o novo Plano Diretor com um novo macrozoneamento e zoneamento urbano, respeitando leis municipais, estaduais e federais para o desenvolvimento urbano dos próximos 20 anos.
Durante toda a revisão do plano, foram realizadas audiências públicas de modo que o andamento do trabalho fosse apresentado à população, recebendo críticas, sugestões e tirando dúvidas de todos os presentes.
A primeira rodada de audiências públicas aconteceu de 29 a 31 de outubro de 2018, a segunda rodada foi de 14 a 16 de maio de 2019, e a terceira rodada, de 26 a 28 de agosto. Finalmente acontecerá a Última Audiência Pública, no dia 19 de dezembro, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Cambuí, para apresentar a consolidação do Plano Diretor através da redação de um Projeto de Lei, que posteriormente será votado entre os vereadores em assembleia.
A presença da população urbana e rural é extremamente importante neste encontro de encerramento do processo de revisão do Plano Diretor de Cambuí.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Cambuí