O projeto trará uma concepção de um parque mais sustentável, atraindo diferentes públicos que procuram apreciar áreas verdes, aproveitar os espaços esportivos e curtir atrações culturais
Outro grande projeto de atrativo turístico anunciado recentemente pela Secretaria de Turismo é a construção do imponente Parque Municipal Fazenda do Matão, localizado na Rota das Pedras, cuja área total contempla 70 mil m², composta por amplo espaço para criação de áreas verdes conectados com a natureza da região, propiciando assim a prática esportiva e de lazer.
Localizada nas proximidades da Estrada Antônio Gabellini Pinto, o terreno foi adquirido pela Prefeitura em julho de 2021 no valor total de R$ 254.239,16, cuja intenção inicial já era de transformar o local em um Parque Municipal, voltado para uma concepção de um espaço público mais sustentável e de baixo custo de implantação.
O projeto prevê a construção de trilhas para caminhada verde e ciclovia, quadras esportivas, pista de skateboard, espaço para pets, playground, praça de alimentação, instalação de um Anfiteatro, dando possibilidade de criação de um espaço aberto para receber apresentações locais de baixo público e a construção de uma Concha Acústica, destinada a receber eventos de maior porte.
Será criado ainda uma espécie de lago ornamental, com a finalidade de contenção de águas pluviais, instalação de uma estrutura ornamental e um espaço de espelho d’agua, trazendo um charme ao Parque.
Quanto ao paisagismo, a proposta será plantar diferentes espécies de árvores, como Ipê Amarelo, Pau Ferro, Triceiro (grande porte), Quaresmeira (baixo porte), Chuva de Ouro e Palmeira Imperial, dando cor e requinte ao local.
O espaço receberá o nome de “Odete da Silveira Picone”, de acordo com a lei de nº 4.538, aprovada em 23 de março de 2022.
Com a finalidade de promover interações sociais e desenvolvimento urbano, o novo espaço visa buscar ainda uma metodologia que proporcione soluções ambientais para uma área que está em pleno desenvolvimento, como é o caso dessa região denominada como “Nova Extrema”, o qual atinge um fácil alcance das regiões: Lajes, Tenentes, Vargem do João Pinto e Godoi, além de absorver os loteamentos já aprovados como o Mirante do Matão I e II, Loteamento Sierra e Loteamento Campos Olivotti.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema