A Prefeitura de Bragança Paulista informa que as inscrições para a consulta pública do projeto de lei que criará o Sistema Municipal de Cultura foram prorrogadas até o próximo dia 31. Os munícipes podem fazer a consulta através do portal da Prefeitura www.braganca.sp.gov.br/v2/sistemadecultura.
Neste campo, poderão ser enviadas sugestões, comentários ou críticas para completar a construção deste projeto de lei, que segue diretrizes apontadas pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Universidade Federal da Bahia e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O objetivo desta interação é democratizar os processos decisórios, criando uma forma de gestão participativa e compartilhada entre Poder Público Municipal e sociedade civil, garantindo, ao mesmo tempo, a transparência do uso dos recursos públicos na pasta.
A Prefeitura espera ainda que o Sistema reflita os interesses e anseios da população bragantina. Além disso, no último dia 2, houve uma reunião aberta sobre este Sistema, no Centro Cultural Geraldo Pereira, no Matadouro, na qual foi apresentado um diagnóstico das ações do executivo na área cultural e houve a eleição da comissão responsável por acompanhar o processo e redigir o Plano Municipal de Cultura, dando diretrizes para as políticas públicas na área cultural durante os próximos 10 anos, com metas e estratégias a serem alcançadas.
Houve eleição para diversos segmentos culturais da sociedade, sendo escolhido um membro para representar cada um. Segue a relação dos eleitos: Walter Menezes de Liz (Patrimônio Cultural, Material e Imaterial); André Luiz La Salvia (Cultura Digital e Audiovisual); Rodrigo Custódio Soares (Música); Christian Felipe de Oliveira Campos (Artes Cênicas, Performáticas e Corporais); Henriette Eyemberger (Literatura, Livro e Leitura); Daniele Ninni (Artes Visuais); Irmei Meneses de Liz (Cultura Popular e Tradicional).
Também foram escolhidos Marta Vaz (Artesanato), Severino Ferreira da Silva (Cultura Afro-brasileira), Georjio Francisco Dias Rodrigues (Culturas de Identidade Étnica); Sandra de Jesus Gomes de Berti (Manifestações Culturais Ligadas a Religiosidade); Júlio César Oliveira Miguel Juma (Cultura de Diversidade Sexual e de Gênero); Deise Aurílio Pires Chavier Rocha (Culturas Urbanas); e Flávia Ottati Valle (Docentes das Instituições de Ensino Superior), além de Ivan Montanari Lima, Daniela Verde de Oliveira e Luiz Henrique Camargo Duarte, três integrantes do Poder Público.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista