“Nós Somos o Trânsito” é o mote do Movimento Maio Amarelo para 2018, conforme o que estabelece a resolução nº 722, publicada em fevereiro pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) no Diário Oficial da União, assinada pelo diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e presidente do Contran, Maurício José Alves Pereira, e demais órgãos envolvidos. O tema sugerido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND) e apresentado em reunião do Contran.
“Só temos a agradecer ao Dr. Maurício pelo apoio nas nossas ações por mais segurança no trânsito, a começar por aceitar nossa sugestão de tema para o Movimento Maio Amarelo e pelas frases que sugerimos para as campanhas educativas deste ano. Isso demonstra o seu comprometimento em trabalhar para reduzir o número de mortes causadas pelos acidentes de trânsito”, ressalta José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Campanhas educativas
Além do tema “Nós Somos o Trânsito”, a resolução também definiu os temas das Campanhas Educativas de Trânsito para 2018:
Janeiro e fevereiro – Ações de apoio à Campanha RODOVIDA do Governo Federal (itens de segurança e férias);
Março – Campanha de conscientização sobre o respeito ao pedestre;
Abril – Campanha de conscientização sobre o uso do capacete na condução de motocicletas e ciclomotores;
Maio – Ações de apoio ao Maio Amarelo, campanha da sociedade por um trânsito seguro;
Junho – Campanha de conscientização sobre o perigo do consumo de álcool e condução veicular;
Julho – Campanha nacional de respeito aos limites de velocidade;
Agosto – Campanha de conscientização sobre os riscos do manuseio do celular ao volante;
Setembro – Campanha da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro de 2018);
Outubro – Campanha de conscientização sobre o uso de cinto de segurança e de dispositivo de retenção infantil;
Novembro – Campanha de conscientização e respeito ao ciclista, e do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsitos; e
Dezembro – Ações de apoio à Campanha RODOVIDA do Governo Federal (manutenção preventiva e documentação regular).
O Contran também definiu as mensagens a serem veiculadas nas peças publicitárias destinadas à divulgação ou promoção, nos meios de comunicação social, de produtos oriundos da indústria automobilística ou afins, no ano de 2018. As frases foram sugeridas pelo OBSERVATÓRIO. São elas:
No trânsito, a vida vem primeiro.
Seja gentil. Seja o trânsito seguro.
Trânsito seguro: eu faço a diferença.
Respeito no Trânsito. Uma via de mão dupla.
Sobre o Movimento Maio Amarelo
Assim como em 2017, o tema “Nós somos o trânsito” escolhido para a quinta edição do Movimento Maio Amarelo propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
De acordo com o OBSERVATÓRIO, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para Ramalho, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”, reforça.
Abertura e encerramento do Movimento em 2018
A abertura oficial da Campanha Maio Amarelo 2018 já tem data e local definidos: será no dia 26 de abril, em Campina Grande, na Paraíba. A cidade foi destaque em 2017 pelas diversas atividades desenvolvidas durante o Maio Amarelo e aceitou o desafio de fazer a abertura solene do Movimento pela primeira vez desde sua 1ª edição, em 2014.
Já o evento de encerramento com a premiação “Destaques Maio Amarelo 2018” acontecerá no dia 28 de junho em Brasília, no Distrito Federal, e será sediado pela ABDER (Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem) e pelo DER/DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal).
A premiação será dada às empresas, entidades do setor público e sociedade civil organizada que mais disseminarem os conceitos e práticas propostas pelo Maio Amarelo. As ações devem estar direcionadas à conscientização para a segurança no trânsito e o incentivo à mudança de comportamento de todos que transitam.
Fonte: www.onsv.org.br