Controle de qualidade na merenda economiza até R$ 240 mil

O slogan “inovação e gestão de resultados” usado pela Prefeitura de Extrema continua dando exemplos práticos. Mudanças no recebimento de hortifrútis usados na merenda escolar da rede municipal já estão gerando economia e melhora na qualidade dos alimentos.

Com o maior rigor no recebimento dos itens para a merenda escolar, a Secretaria de Educação vem obrigando os fornecedores a entregar produtos dentro do padrão de qualidade e na quantidade especificadas no contrato de compra.

“Apenas em sete entregas, foram identificados diversos problemas a entrega de produtos como maçã, banana, mamão, que seriam consumidos pelas nossas crianças. Com as mudanças, temos uma nutricionista analisando cada produto entregue e zelando pela qualidade da merenda”, comenta o Secretário de Educação, André Koga.

Num dos exemplos, 1.206 quilos de maça foram devolvidos ao fornecedor por não estarem em condições de consumo pelas crianças. Em outro, no pedido de 60 quilos de banana, o fornecedor entrou 28 quilos a menos. Os problemas se repetiram no fornecimento de alho, acelga, tomate, abobrinha entre outros.

“São produtos de consumo diário pelas crianças e de importância nutritiva muito grande. É inadmissível oferecer produtos de baixa qualidade na merenda escolar. Nesta Gestão, cada escola foi equipada com balanças para conferir o peso dos produtos recebidos e investimos no controle de qualidade no momento da entrega”, explica Koga.

Com a mudança, a economia gerada para o Município pode chegar a R$ 240 mil. As empresas foram notificadas no ato da entrega, os produtos de baixa qualidade foram devolvidos e os faltantes tiveram que ser repostos.

“Muitas pessoas perguntam como conseguimos fazer o dinheiro sobrar na prefeitura, é tendo cuidado com cada compra. Cada real conta e nada pode ser desperdiçado. A Secretaria de Educação é um exemplo muito forte de como devemos zelar pelo dinheiro do povo. É assim que fazemos o dinheiro sobrar para investir em melhorias na cidade”, explica o prefeito de Extrema João Batista.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam