As atividades de sensibilização ambiental realizadas pela Copaíba foram retomadas com a volta às aulas escolares. Para o segundo semestre desse ano, está prevista a continuidade dessas ações, que fazem parte do Verde Novo, projeto executado pela Associação Ambientalista Copaíba, que tem o patrocínio da Petrobras.
Essas ações envolvem as escolas públicas rurais de 13 municípios das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia. Desde o início do Verde Novo, em 2010, já foram atingidos mais de 3.000 estudantes e mais de 150 professores dos ensinos fundamental e médio dessas escolas. Para esse semestre, o público alvo foi definido pela faixa etária e as atividades atingirão alunos entre 8 e 12 anos.
Para sensibilizar esses estudantes serão realizados três encontros, na escola e também no Viveiro Florestal Copaíba. A visita no viveiro complementa, na prática, muitos conceitos que são trabalhados em sala de aula e permite que eles vivenciem novas experiências. “A Educação Ambiental por ser um tema transversal, muitas vezes fica esquecida em meio aos conteúdos escolares. Esse trabalho vem resgatar o contato com a natureza e a conscientização das crianças, especialmente em épocas secas como a que enfrentamos atualmente”, comenta a educadora ambiental Tatiana Oliveira.
Os primeiros estudantes atingidos nesse semestre foram os alunos da Escola Estadual Nelson Alves de Godoy, no Distrito de Três Pontes, em Amparo/SP. Nesse primeiro momento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Copaíba, e juntos com as educadoras ambientais, compreender a importância do que a instituição faz, conservando e recuperando as matas nativas da região. Nesse encontro os estudantes escreveram uma carta que será entregue aos estudantes dos outros municípios que também participam do Verde Novo, contando sobre a situação ambiental da escola e do seu entorno. “As cartas escritas pelos próprios alunos permitirão a troca de informações entre eles e os diferentes municípios da nossa região. Assim podemos compartilhar as diversas realidades ambientais vivenciadas por essas escolas”, comenta Flávia Balderi, coordenadora do Verde Novo.
Os demais encontros desses estudantes e dos outros municípios serão realizados entre os meses de agosto e dezembro. Até o final do ano de 2014 mais 600 alunos serão sensibilizados, por meio dessas ações.
Fonte: Associação Ambientalista Copaíba