Aconteceu no dia 6 de julho, no gabinete do prefeito de Extrema, mais uma reunião do Executivo e do Legislativo com a empresa COPASA que realiza o abastecimento de água e o tratamento de esgoto no município. O assunto tratado desta vez foi o cronograma de obras e melhorias na rede de água e esgoto de Extrema.
O Cronograma apresentado pela COPASA é a melhoria do Sistema de Abastecimento de Água e no Sistema de Esgotamento Sanitário. O plano de trabalho da empresa conta com 9 obras de melhoria no abastecimento de água e mais 6 obras de melhoria na rede de esgoto de Extrema. Segundo a COPASA, estas 15 melhorias passarão por um processo de licitação da empresa e tem um prazo de 180 dias para início das obras após a abertura dos processos licitatórios. A Prefeitura de Extrema pediu um prazo menor, de 60 dias, para o início das obras por se tratar de obras emergenciais.
As obras de melhorias propostas na última reunião do dia 29 de junho e que entraram no cronograma de obras da COPASA para serem realizadas ainda este ano beneficiarão diversos bairros, entre eles, o Centro, Mantiqueira, Ponte Nova, Residenciais dos Tenentes, Roseira, Vila Esperança, Jardim Bela Vista e outros.
A COPASA se comprometeu a enviar caminhões pipas de água em caso de novo problema no abastecimento na cidade e também informar a população sobre possíveis desabastecimentos e também obras que possam atrapalhar o trânsito na cidade. Os informativos serão publicados no site oficial da Prefeitura de Extrema e também na página oficial da prefeitura no Facebook.
A COPASA em Extrema tem prazo para responder ao Ministério Público sobre o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para corrigir as falhas no serviço em Extrema. A Promotora de Justiça, Dra. Rogéria Cristina Leme enviou o TAC para a diretora presidente da COPASA, Sinara Inácio Meireles Chenna em Belo Horizonte.
O Termo de Ajuste de Conduta movido pelo Ministério Público faz parte do trabalho em conjunto com a Prefeitura de Extrema e começou com o acionamento da Agência Reguladora de Água e Esgoto de Minas Gerais (ARSAE).
A ARSAE já fez uma auditoria dos serviços de água e esgoto prestados na cidade, bem como toda a rede de infraestrutura e algumas conclusões são preocupantes. Por exemplo, apenas 76% da população tem a coleta de esgoto devidamente realizada.
Como contrapartida, a COPASA assumiu o compromisso de formalizar um programa de trabalho e comunicar as ações semanalmente em reunião na Prefeitura de Extrema.
Fonte: Ascom – Prefeitura de Extrema