Foco deste ano é saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida
Foi lançada no último sábado, 13 de fevereiro, às 14h, a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 em Belo Horizonte, na Associação dos Moradores do Conjunto Ribeiro de Abreu, na rua Serra Geral, 71, Conjunto Ribeiro de Abreu. Com foco no saneamento básico, a edição deste ano contará com a participação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Um stand será montado no local e representantes da Companhia vão estar à disposição do público para esclarecer dúvidas e distribuir materiais informativos sobre saneamento básico, as responsabilidades do consumidor em relação a sua ligação interna de água e de esgoto, os cuidados essenciais com a caixa d’água e dicas para evitar desperdício de água.
Para animar o público, “Os Sustentáveis”, grupo de participação voluntária dos empregados da Copasa, se apresentará com dicas e orientações sobre saneamento básico, de forma lúdica e divertida.
Com tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 será coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).
De acordo com dados divulgados pelo Conic e pelo Instituto Trata Brasil, mais de 100 milhões de pessoas não têm acesso à coleta de esgoto no país. E mais de 3,5 milhões de brasileiros, nas 100 maiores cidades do Brasil, despejam esgoto irregularmente, mesmo tendo redes coletoras disponíveis.
Em Minas Gerais, a Copasa ao recolher o esgoto contribui diretamente para evitar a proliferação de doenças infecciosas e aumentar a qualidade de vida da população dos 239 municípios em que a Companhia opera os Sistemas de Esgotamento Sanitário.
“Para identificar os esgotos lançados a céu aberto, que constituem uma fonte contínua de transmissão de doenças, a Copasa mantém o programa Caça-Esgoto”, afirma o agente de saneamento da Copasa, Givanildo Cruz. Segundo ele, uma forma da população participar ativamente para a melhoria do saneamento básico é denunciar o lançamento clandestino de esgoto nas redes pluviais e nas calçadas. “A denúncia pode ser feita ligando gratuitamente para o número de telefone 115”, informa.
10 Minutos Contra a Dengue
Integrante do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, a Copasa também utilizará o espaço para conscientizar o público sobre a importância em eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti.