A conta de água dos moradores do Sul de Minas será reajustada. Foi o que informou a COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) após divulgar um reajuste de 6,18%.
O Reajuste Tarifário de 2014 da COPASA foi realizado pela Arsae-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais). A Resolução Arsae 003/2011, de 18/03/2011, submetida a Audiência Pública, estabelece a metodologia de cálculo do Índice de Reajuste Tarifário (IRT) aplicável aos prestadores de serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário sujeitos à regulação e fiscalização da Arsae.
O reajuste tarifário consiste na recomposição do nível de receita do prestador de acordo com a variação dos custos devida à inflação. A metodologia de reajuste tarifário separa os custos em duas parcelas, conforme Lei 18.309/2009, os quais são tratados de maneira diferente: parcela não administrável (VPA) e parcela administrável (VPB).
Segundo a Arsae, o reajuste das tarifas de energia elétrica, que provocou um aumento das despesas da Copasa, e a inflação foram as principais causas do aumento na conta de água.
Mais informações: http://arsae.mg.gov.br