Entre os dias 20 e 22/03 os coordenadores regionais do Parlamento Jovem (PJ) de Minas se reuniram na Escola do Legislativo (EL) da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) em Belo Horizonte para discutir os principais pontos do projeto. Nesta 20ª edição, o PJ vai debater o tema “Melhorias no Ensino Escolar” e reúne estudantes de 145 municípios, divididos em 20 polos regionais.
O PJ é realizado pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e apoio da PUC Minas. Os coordenadores Mariana Lima, da Câmara de Extrema, e Jeovani Marcos Bastos e Silva, de Córrego do Bom Jesus, representaram o Polo Sul I no encontro. Para eles, a troca de experiências e relatos de casos foram fundamentais. O protagonismo de estudantes, o fortalecimento da democracia e a consolidação da diversidade foram outros tópicos destacados na solenidade de lançamento do programa.
“É importante trocarmos informações e prazos para o desenvolvimento do projeto que oferece aos estudantes o conhecimento do parlamento mineiro e do processo legislativo, o que pode ser a semente para a inserção desses jovens na política”, comentou Mariana Lima. Ainda de acordo com ela, a formação democrática, inclusiva e transformadora trazem voz ativa e participativa ao jovem.
“É preciso dialogar e conhecer de perto os assuntos que estão em pauta na nossa sociedade. Desta forma podemos construir uma democracia assertiva com futuro de maior representatividade. Isso muda para melhor o nosso país, principalmente porque os jovens são o termômetro da realidade social, inspirando legisladores na busca de uma educação de qualidade e transformadora”, acrescentou Mariana.
Os encontros do PJ Extrema acontecem às 18h das quartas-feiras, no plenário da Câmara de Extrema.
Fonte: Assessoria Câmara Municipal de Extrema