Na última segunda-feira, 09, o curso de Técnico em Enfermagem da FAEX (Faculdade de Extrema) realizou uma atividade tendo o CORONAVÍRUS como tema principal.
Na Área de Convivência da instituição, os estudantes esclareceram as principais dúvidas que vêm surgindo a respeito, com destaque para as formas de prevenção, sintomas e como detectar a doença.
“Agradeço muito ao empenho das professoras Eliza e Daiane, que não mediram esforços para que o evento acontecesse de forma brilhante. Agradeço também aos alunos que cuidaram de cada detalhe”, disse a professora Lorena Costa, coordenadora do curso de Técnico em Enfermagem.
A ação contou com a participação da Gerente Municipal de Saúde de Extrema, Patrícia Carneiro, e da médica Dra. Karina Oliveira.
CORONAVÍRUS – Descoberto em 31 de dezembro de 2019, o COVID-19, ou Coronavírus, é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. Os primeiros casos da doença surgiram na China e, rapidamente, espalharam-se por outros países e continentes.
Como é muito recente, cientistas do mundo todo ainda estudam a respeito da doença, mas o que já sabemos é que a transmissão vem acontecendo de pessoa a pessoa, através de gotículas respiratórias ou contato direto com alguém infectado. De acordo com o Ministério da Saúde, qualquer pessoa que tiver contato próximo (1 metro) com alguém com sintomas respiratórios corre o risco de contrair a infecção.
- E que sintomas são esses?
Muito semelhante a um resfriado, os principais sintomas do Coronavírus estão ligados a problemas respiratórios. Até aqui, os estudos apontam como sintomas mais preocupantes a presença de tosse, febre e dificuldades para respirar.
As pessoas que testaram positivo para a doença estão sendo isoladas para evitar que o vírus se espalhe. Não existe ainda um tratamento específico para o Coronavírus, sendo indicado aos doentes repouso total, consumo de muita água, uso de medicamentos para dor e febre e uso de umidificador nos principais ambientes onde a pessoa infectada está.
- Tem como prevenir?
Tem sim! O próprio Ministério da Saúde vem orientando as pessoas quanto aos cuidados básicos para se evitar a contaminação. As medidas apontadas pelo órgão são:
1) Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos.
2) Evitar tocar nos olhos, no nariz ou na boca sem antes lavar as mãos.
3) Evitar o contato próximo com pessoas doentes.
4) Se ficar doente, procurar ficar em casa.
5) Cobrir boca e nariz ao espirrar ou tossir.
6) Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
- Como é feito o diagnóstico?
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o diagnóstico do Coronavírus é feito por intermédio da coleta e análise de materiais respiratórios, que serão encaminhados com urgência ao Laboratório Central de Saúde Pública e ao Centro Nacional de Influenza. Casos mais graves deverão ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento.
Fonte: Assessoria de Imprensa/FAEX