Corpo de Bombeiros dá dicas para o período chuvoso

Sabe-se que a época das chuvas já chegou e, com ela, vêm alguns riscos. Por isso o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais traz algumas dicas para você se prevenir durante este período.

Importante que, antes das chuvas, seja realizada a limpeza de calhas, telhados e ralos, retirados os entulhos que estejam nos quintais, nos becos e nas ruas e, ainda, que sejam reforçados os muros e paredes que estejam em mau estado de conservação.

Fique atento também às trincas e rachaduras dentro de casa, não jogue lixo nos córregos e rios, tenha cuidado ao manusear qualquer material vindo da enxurrada. Não se proteja perto de rede elétrica, evite locais abertos como campos de futebol e pastos, não fique dentro da água e use o telefone apenas em casos de emergência.

Durantes as chuvas permaneça dentro de casa, fique vigilante à subida do nível das águas, coloque materiais de maior valor em locais mais elevados, retire os aparelhos elétricos da tomada, tenha sempre próximo lanternas com pilhas e procure abrigo em local alto e seco.

Se possível não viaje durante uma tempestade, porém se já estiver na estrada reduza a velocidade do veículo, mantenha os faróis baixos acesos, aumente a distância do veículo da frente, ligue o limpador e desembaçador de para-brisa. Em poças de água reduza a marcha e mantenha a aceleração constante. Caso venha a aquaplanar, mantenha a marcha engrenada reduza e aceleração sem frear.

Nos casos de maior gravidade abandone sua residência ou seu veículo, mantenha a calma e procure um lugar seguro para se abrigar. Se possível providencie a retirada das pessoas que tenham maior dificuldade. Na iminência de ser arrastado pela correnteza, procure se agarrar em obstáculos firmes para não ser levado.

Em todas as situações de risco ligue 193 e chame o Corpo de Bombeiros, temos uma equipe de militares preparados para ajudar.

Fonte: 3° Pelotão BM – Extrema

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam