Qualidade de vida e desenvolvimento sustentável são dois importantes pilares que a Administração Municipal sempre priorizou, mas, são diversos fatores que contribuem para que Extrema seja hoje a melhor cidade para se viver em Minas¹, entre eles o cuidado e atenção que a Prefeitura dispõe com os menos favorecidos.
Extrema conta desde 2008 com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que hoje tem sua sede na Praça Olinto da Fonseca, n.º 12, subsolo, centro. Para quem não sabe, o CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), e atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Desde o início da Gestão até 30 de setembro, foram 7.143 atendimentos registrados na unidade CRAS, sendo que deste total, 2.430 foram registrados somente em 2015. Entre os atendimento realizados e disponíveis estão: acompanhamento familiar, atendimento psicossocial, atendimentos individualizados, agendamento e acompanhamento para benefícios do INSS, oficinas, palestras, visitas domiciliares e acolhida e auxílio com benefícios eventuais.
Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. O CRAS desenvolve diversos projetos e oficinas destinados desde a gestantes até grupos de convivência para os jovens da terceira idade, abordando e cuidando desta forma de todos os ciclos de vida.
Dentre os serviços ofertados pelo CRAS, se destacam o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Hoje são 7 projetos ofertados, entre eles o “Auê – Grupo de Percussão Musical”, “Viva – Virtudes e Valores”, “CRAS na Vila”, “Arte Ligeira – Grupo de Capoeira”, “ReciCRAS – Reciclagem”, “Cultivando a Família – PAIF”, “Alegria de Viver – Jovens da Terceira Idade”, “Caminho Suave – Judô”, “Novo Ser – Grupo de Gestantes” e o “Tatame para Todos”.
Para mais informações acesse www.extrema.mg.gov.br e conheça mais sobre cada um dos projetos e também sobre a unidade CRAS.