Bullying é um termo da língua inglesa usada para designar atos de acossamento, ameaça, assédio e intimidação. A palavra ganhou força nos últimos tempos, associando-a a atos de violência física ou psicológica, praticada por um indivíduo ou um grupo de pessoas dentro de uma esfera social.
O termo pode ser relativamente novo, mas a prática já é antiga e pode ser notada em diferentes grupos sociais, como círculos de amizade, trabalho e família, mas em nenhum desses grupos a prática é tão presente e nociva quanto na escola.
Pensando nesse aspecto a Prefeitura de Cambuí, Através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas vem realizando uma série de palestras nas escolas do Município com o intuito de conscientizar e prevenir os estudantes sobre esse tema.
Segundo Daniele de Souza, Coordenadora do Creas, essas palestras são muito importantes, pois mostram às crianças a seriedade e o perigo dessa prática, que podem atrapalhar tanto a vida escolar da criança como deixar marcas que seguirão o indivíduo por toda sua vida.
As palestras são voltadas para crianças do 1º ao 8º ano do ensino fundamental, através de encenações que trazem para o dia a dia das crianças a realidade do bullying, buscando educar e informar, de uma forma lúdica e instrutiva.
Já para as crianças maiores são feitas explanações de assuntos mais complexos, como os aspectos psicológicos e jurídicos dos bullying.
Além de Daniele Souza fazem parte desse iniciativa o Advogado Anselmo Brandão, o Psicólogo Leonardo Kunde, a Assistente Social Joyce Lourenço e as estagiárias Camila Santos, Gabriela Gilena e Jenilda Cesar.
Foto: ASCOM/PMC