A Prefeitura de Bragança Paulista mais uma vez ofereceu suporte para as mães que trabalham fora e têm crianças pequenas para cuidar. As creches municipais permaneceram abertas, mesmo nas férias, para atender a crianças de 4 meses a 5 anos de idade, que não tinham com quem ficar enquanto as mães trabalhavam.
De acordo com a demanda, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou dois polos e cerca de 50 funcionários, entre pajens, serventes e setor administrativo, que ficaram responsáveis pelos cuidados com os pequenos e com a unidade escolar.
Um dos polos foi montado na E.M. Antonio Jose da Fonseca, no Parque dos Estados, e a média de frequência foi de 30 alunos por dia. Na unidade, cerca de 15 pajens se dividiram nos trabalhos e cuidados com os pequenos. Já na E.M. Maria Elisa Quadros Câmara, na região central, a média de alunos presentes é de 50 crianças e 24 pajens que estão trabalhando.
Importante salientar que SME preparou as escolas para receber cerca de 130 alunos, que foram inscritos antecipadamente pelas mães, porém a freqüência foi de 60% neste período.
Diversas atividades foram desenvolvidas para preencher os dia dos pequenos de forma saudável e contribuir com a socialização de todos, já que com a formação dos polos houve uma integração de crianças vindas de várias escolas e bairros diferentes.
Para Suzilaine Rosa, uma das pajens, que também é mãe de duas crianças, o trabalho está sendo gratificante, “foi cerca de uma semana até eles se adaptarem, mas agora, já na reta final das férias, todos estão muito confortáveis e felizes, e as mães, assim como eu, podem ficar despreocupadas porque seus filhos estão sendo muito bem cuidados”, reafirmou a educadora.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista